Vacinação conta febre amarela começa na segunda-feira em Brusque

Devem ser imunizadas pessoas entre nove meses e 59 anos que nunca receberam a dose

Vacinação conta febre amarela começa na segunda-feira em Brusque

Devem ser imunizadas pessoas entre nove meses e 59 anos que nunca receberam a dose

A partir da próxima segunda-feira, 5, a Vigilância Epidemiológica de Brusque inicia o período de vacinação contra febre amarela no município. Devem procurar pela imunização, pessoas com idade entre nove meses e 59 anos que nunca receberam a dose contra a doença.

A vacina passa a integrar o calendário vacinal e estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Limeira, Jardim Maluche, Dom Joaquim, São Luiz, Steffen, Águas Claras e Santa Rita, além da sala de vacina do Centro de Serviços em Saúde. As salas atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.

Para receber a dose deve-se ter em mãos o cartão do SUS e a caderneta de vacinação. “Caso a pessoa tenha perdido a caderneta, o que acontece principalmente com adultos, deve procurar pela sala de vacina, assim como em caso de dúvidas em relação a imunização”, explica a enfermeira Natália Cabral Marchi.

Gestantes, pessoas com 60 anos ou mais e portadores de doenças crônicas ou com baixa imunidade devem apresentar uma declaração médica para receber a vacina. “Quem já foi imunizado em algum momento ao longo da vida não necessita de reforço”, destaca.

Até o momento não foi registrado nenhum caso de febre amarela em Brusque. “A Vigilância Epidemiológica está se antecipando, pois houve surto da doença em Minas Gerais, em 2017, e este ano em São Paulo. Portanto não podemos esperar que o vírus chegue até aqui para então tomar providências. Lembramos que a melhor forma de prevenção é a vacina”, finaliza Natália.