Vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 10 de maio

Em Brusque, 61,3% da meta foi atingida. Baixa procura de gestantes e profissionais da saúde preocupa a Secretaria de Saúde

Vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 10 de maio

Em Brusque, 61,3% da meta foi atingida. Baixa procura de gestantes e profissionais da saúde preocupa a Secretaria de Saúde

A campanha de vacinação contra o vírus da gripe foi prorrogada até o dia 10 de maio. O prazo inicial para imunização terminaria hoje, mas foi adiado pelo Ministério da Saúde para garantir que todos aqueles que pertencem aos grupos de risco tenham acesso às doses. O objetivo da campanha, que começou dia 15 de abril, é vacinar 80% do público-alvo. Em Brusque, 61,3% da meta foi atingida até o fim da tarde de quinta-feira, 25 de abril. Gestantes e profissionais da saúde são os grupos de risco que menos procuraram a vacina. A Secretaria de Saúde reforça a importância da imunização para estes públicos e pede atenção ao prazo final.

Em todo o Brasil foram imunizados menos de 15 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos de risco, o que representa 47% da meta prevista pelo Ministério da Saúde. A região sul conseguiu a maior adesão da população. Excluindo as doses aplicadas em doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade, foram vacinados quase 3 milhões de pessoas, representando 60,46% de cobertura da região.

Devem se vacinar idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além das pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados. 

A imunização protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no inverno passado: A (H1N1), A (H3N2) e B. Foram distribuídas, neste ano, 43 milhões de doses da vacina para 65 mil postos de saúde. Em 2012, 26 milhões de pessoas foram imunizadas, número equivalente a 86,3% do público-alvo naquele ano. O índice superou a meta prevista, de 80% do público.


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio