Se você tem vontade de empreender, já considerou usar a internet para isso? Saiba que é possível vender pelas redes sociais ao fazer uma loja online no Instagram e até garantir uma fonte de renda.

No Brasil, o Instagram é um dos aplicativos mais populares, e a plataforma conta com ferramentas interessantes para quem quer vender pelas redes sociais.

Para se dar bem na rede e fazer suas vendas, vale ficar atento em alguns detalhes. Veja quais, a seguir!

 

Faça um perfil comercial

Muita gente não sabe, mas o Instagram tem configurações de contas diferentes para usuários “normais” e para contas comerciais.

Um perfil comercial consegue ver, entre outras coisas, métricas do alcance das publicações, o quanto as pessoas têm interagido com a página e até o número de visitantes em determinado período.

Por isso, quem quer vender pelas redes sociais precisa fazer um perfil comercial no Instagram.

Para isso, basta acessar as configurações da sua conta, selecionar a opção Conta e rolar as opções até o final, para encontrar e clicar em Mudar Tipo de Conta.

Aí, é só optar por conta comercial para ter seu perfil alterado e começar a coletar esses dados importantes.

 

Publique vídeos e fotos dos produtos

Em um perfil comercial, os consumidores querem ver as opções disponíveis para compra. Por isso, na hora de fazer uma loja online no Instagram, lembre-se de caprichar nos vídeos e fotos dos produtos.

Quem não sabe nada sobre edição de vídeos pode se valer de programas que tem como foco o usuário iniciante.

Um aplicativo de edição de vídeos bastante indicado para esse caso é o Wondershare Filmora. Além de ser bem simples de usar, o Filmora possui configurações pré programadas para que um vídeo seja feito no formato certo do Instagram.

 

Imagem: Pexels (Filmora)

O Filmora também se mostra uma boa opção por contar com vários efeitos de transição de vídeo e vinhetas animadas personalizáveis. Assim, você consegue criar vídeos atrativos para apresentar seus produtos.

 

Use a função Loja do Instagram

Um dos pontos que desencorajam os novos empreendedores a vender online é a necessidade de ter um e-commerce.

Pensando nisso, o Instagram desenvolveu a função Loja, que permite que o comerciante cadastre e venda seus produtos dentro da própria rede social, sem precisar de um site.

Para fazer uma loja online no Instagram com essa funcionalidade, você vai precisar ter a conta comercial e uma página do negócio no Facebook (as redes são interligadas).

Depois, vincule o perfil do Instagram no catálogo do Marketplace ou Gerenciador de Negócios para começar a fazer marcação dos produtos nos posts. Quando o cliente clicar no item, ele consegue fazer a compra facilmente.

 

Engaje com lives

Você deve ter reparado como as lives se popularizaram nos últimos meses. Nela, artistas e influenciadores compartilham suas ideias em tempo real, o que aproxima bastante o público.

Essas lives também são úteis para quem quer fazer uma loja online no Instagram. Por meio dela é possível apresentar as novidades, mostrar detalhes de produtos e ver de perto a reação do consumidor.

Além disso, o Instagram permite salvar e fazer o download das lives. Ou seja, depois de uma transmissão, você pode editar partes do vídeo (existem bons editores de vídeos grátis para PC) e publicar no feed.

 

Pense nas hashtags

Quando você publica algo no feed do Instagram, precisa considerar o potencial das hashtags para atrair mais pessoas.

As hashtags funcionam como indexadoras, que reúnem conteúdos correlacionados.

Assim, se alguém fizer uma pesquisa por uma hashtag que está em uma de suas publicações, existe a chance de sua loja aparecer como resultado.

Quem quer empreender nas redes sociais ao fazer uma loja online no Instagram deve aproveitar todas as ferramentas disponíveis para ter mais visibilidade, incluindo as hashtags.

 

Use os stories para comunicar

Os stories também representam uma ótima forma de se comunicar com o seu público e é o espaço ideal para mostrar os bastidores da rotina da sua loja online.

Você pode usar essa ferramenta para obter a opinião dos consumidores, essencial para definir os próximos passos da sua loja online. Enquetes, perguntas e testes são alguns dos recursos úteis.

Além disso, você também pode replicar algumas dicas para aumentar as visualizações nos stories e ter mais engajamento.

 

Trate sua loja virtual como uma loja real

Por fim, lembre-se de que fazer uma loja online no Instagram é tão importante quanto ter um negócio físico: você vai precisar se dedicar para fazer esse empreendimento crescer.

Por isso, além de pensar em formas de aumentar o engajamento, lembre-se de manter um atendimento adequado para seus clientes e estar sempre disponível a ajudar.

 

Imagem: Freepik

Com as redes sociais assumindo um papel cada vez mais importante na nossa rotina, além de utilizar as plataformas para compartilhar momentos, diariamente milhares de negócios são feitos de forma online.

São diferentes oportunidades financeiras que as redes sociais oferecem, que podem representar uma renda extra ou mesmo uma fonte de renda oficial.

Planejamento, dedicação e muita criatividade é tudo o que você precisa para o seu negócio dar certo no Instagram!