Vereador pede mudança de local da Stadplatzfest

Moradores teriam reclamado da sujeira deixada pelos grupos participantes do evento

Vereador pede mudança de local da Stadplatzfest

Moradores teriam reclamado da sujeira deixada pelos grupos participantes do evento

A localização da tradicional Stadtplatzfest, em Guabiruba, tem sido alvo de questionamentos na Câmara de Vereadores. Na volta do recesso, na terça-feira, 5, o vereador Valdeci Gomes Ferreira (PDT) sugeriu um estudo à comissão organizadora da festa para levá-la para a rua José Julio Schmumacher, no Centro. Segundo ele, alguns moradores da rua Brusque, onde acontece atualmente o evento, o procuraram pedindo que seja revisto o local por gerar transtornos. “A principal reclamação é em relação a sujeira que fica no local e também por trancar o trânsito no Centro”, diz.

A rua sugerida fica atrás da prefeitura, próximo a empresa Recicle. “Neste lugar tem bastante terreno para fazer de estacionamento e uma grande extensão para a montagem das barracas. Além de não interromper o trânsito principal da cidade”, diz Ferreira.

Um dos membros organizadores do evento e vice-prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, diz que a mudança para a rua solicitada faz com que a festa perca totalmente o significado. “Stadtplatzfest quer dizer Praça da Cidade em Festa. Não faz sentido mudar para essa outra rua”, diz. Porém Zirke afirma que se reunirá com toda a comissão para que tenham uma decisão unânime. “A festa não é nossa. Nós apenas organizamos, quem a faz são os grupos. E ficamos até surpresos ao saber que tiveram pessoas que reclamaram, porque esta edição foi a que menos recebemos reclamações”, diz.

Zirke conta que entre as reclamações que ouviu foi justamente devido a sujeira na rua, mas ressalta que a organização contrata em todas as edições uma equipe de segurança e outra de limpeza. “Além disso, a prefeitura nos auxilia e faz toda a limpeza da via também. Quando muros de residências também ficam sujos, a prefeitura realiza uma nova pintura”, diz.

Por ser uma festa de integração e que reúne muitas famílias, o membro da organização diz que as reclamações são mínimas. Ele lembra apenas de alguns anos atrás, quando precisaram mudar a data do evento. “Fazíamos sempre no sábado, mas como atrapalhava o comércio, mudamos para domingo”, conta.

Segundo Zirke, três dias antes da festa, os moradores da rua Brusque recebem em casa um comunicado de que naquele domingo acontecerá a Stadtplatzfest. “No dia da festa, alteramos o trânsito e são feitos desvios ao lado da escola João Boos com saída ao lado da Câmara de Vereadores. Não tiramos o direito de ninguém de ir e vir”, diz.
Horário da festa
O vereador Valdeci Gomes Ferreira diz que em uma das reclamações que recebeu foi devido ao horário. “Apesar de ter um horário final, tem grupos que permanecem até mais tarde e também as barracas demoram a ser desmontadas. Isso incomoda os moradores”, diz. Para ele, seria necessário que a comissão estipulasse um horário final para o evento e outro para a retirada completa das barracas.

Durante a sessão da Câmara, Felipe Eilert dos Santos (PT) comentou a solicitação de Ferreira e disse que o evento pode permanecer no mesmo local, desde que haja uma melhoria nos serviços de limpeza, segurança e respeitabilidade do horário de encerramento da festa.

O vereador Haliton Kormann (PMDB) seguiu a mesma opinião de Santos e parabenizou os organizadores da Stadtplatzfest. Já Jaime Luiz Nuss (PMDB) disse que a limpeza da via utilizada para a festa é papel da prefeitura e deve ser melhorada e também sugeriu o término do evento um pouco mais cedo.

A Stadtplatzfest é uma festa tipicamente alemã e está consolidada no calendário do município. Ela acontece todos os anos, no último domingo de julho e encerra as festividades de aniversário de Guabiruba.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio