Conteúdo exclusivo para assinantes

Vereador do PSDB de Brusque é cotado para candidatura a deputado federal

Sebastião Lima é o principal nome cogitado pela sigla para concorrer à Câmara dos Deputados

Vereador do PSDB de Brusque é cotado para candidatura a deputado federal

Sebastião Lima é o principal nome cogitado pela sigla para concorrer à Câmara dos Deputados

O PSDB de Brusque está próximo de anunciar oficialmente, em breve, suas candidaturas a deputado para as eleições de 2018. Porém, ao contrário do que aconteceu nas últimas eleições gerais, desta vez a sigla deve lançar não apenas uma, mas duas candidaturas.

Uma das que está garantida é a do deputado estadual Serafim Venzon, que preside a sigla em Brusque e informou ao jornal O Município sua intenção de concorrer a mais um mandato na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Por outro lado, ele adiantou que neste ano há uma orientação do PSDB para que o partido tenha, em Brusque, também uma candidatura a deputado federal, ainda sem revelar nomes.

O Município apurou, todavia, que o nome cogitado para concorrer à Câmara dos Deputados é do vereador Sebastião Lima, que está em seu primeiro mandato na Câmara de Brusque, e foi o mais votado da eleição de 2016.

Consultado, ele confirmou que seu nome é cogitado ao cargo, mas adiantou que ainda não há uma definição. Segundo o vereador, ele ainda analisa se o projeto é viável. Lima tem consultado senadores, deputados federais e estaduais do partido sobre sua participação no pleito.

A definição, afirma o vereador, se dará somente na convenção do partido, ainda sem data marcada, já que o diretório estadual do PSDB está realizando análises para ver quais os nomes tem mais possibilidade de serem eleitos.

“Não adianta dividir os votos [entre vários candidatos] e continuar Brusque sem deputado federal”, afirma.

Venzon, por sua vez, afirma que a candidatura a deputado federal está sendo cuidadosamente estudada porque não se trata de apenas colocar o nome à disposição: a disputa por uma vaga na Câmara Federal, diz, exige bastante dedicação e reservas sociais, familiares e financeiras.

Ele disse que há uma corrente dentro do partido que defende a sua candidatura à Câmara dos Deputados, pelo fato de já ter exercido o cargo em três mandatos (dez anos).

No entanto, ele afirma que se trata de uma experiência muito desgastante, tanto para si quanto para a família, em virtude da quantidade de compromissos e da distância de Brasília a Brusque.

As candidaturas do PSDB de Brusque dependem, ainda, das composições no plano estadual. De acordo com Venzon, a candidatura de Paulo Bauer ao governo do estado, antes dada como certa, agora disputa espaço com possibilidades de coligação, o que muda o cenário também na eleição para deputado.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio