Vereador reclama de colegas que tiram fotos do painel de votação e as expõem nas redes sociais
Ao final da sessão desta terça-feira, 4, da Câmara de Brusque, o vereador Gerson Morelli, o Keka (PSB), usou a tribuna para reclamar de uma atitude de alguns dos colegas que ele considera indelicada: o ato de tirar fotografias do placar das votações e divulgá-las nas redes sociais, com objetivo de informar à população sobre […]
Ao final da sessão desta terça-feira, 4, da Câmara de Brusque, o vereador Gerson Morelli, o Keka (PSB), usou a tribuna para reclamar de uma atitude de alguns dos colegas que ele considera indelicada: o ato de tirar fotografias do placar das votações e divulgá-las nas redes sociais, com objetivo de informar à população sobre quem votou contra ou a favor de cada um dos projetos.
Para o parlamentar, isso é uma tentativa de intimidação, já que, na sua visão, as publicações incitam animosidade contra os vereadores.
A crítica do vereador é descabida. Vive-se em outros tempos, em que a publicidade dos atos das pessoas públicas é regra, e estritamente necessária à democracia, para que os eleitores possam avaliar o desempenho dos eleitos.
Tentar impedir que as pessoas conheçam seu posicionamento nas votações sugere não só uma tentativa de censura como, também, uma falta de confiança nos próprios posicionamentos assumidos durante as votações, já que torná-los públicos é considerado um ultraje.