Conteúdo exclusivo para assinantes
Página 3

Bastidores da política e do judiciário, opiniões e críticas sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro dos impostos pagos pelo cidadão

Vereadora propõe manifestação de apoio da Câmara a Paulo Eccel

  • Por Página 3
  • 6:05
  • Atualizado às 17:28
Página 3

Bastidores da política e do judiciário, opiniões e críticas sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro dos impostos pagos pelo cidadão

Vereadora propõe manifestação de apoio da Câmara a Paulo Eccel

  • Por Página 3
  • 6:05
  • Atualizado às 17:28
  • +A-A

Moção a Eccel
Não foi votada na sessão da Câmara nesta semana, por falta de tempo, a moção proposta pela vereadora Marli Leandro (PT), a qual requer que o poder Legislativo envie mensagem ao ex-prefeito Paulo Eccel, em virtude deste ter sido absolvido da acusação de crimes eleitorais pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta deverá, pelo perfil de parte dos vereadores, ser questionada em plenário.

Contentamento da população
A vereadora solicita, no documento, que se envie mensagem “manifestando o contentamento da população brusquense representada nesta Casa, pela decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, em conceder-lhe o atestado de idoneidade pelos crimes eleitorais que lhe foram imputados e que resultou no seu afastamento da administração pública em pleno cumprimento do mandato”.


Transporte universitário
Depois da divulgação das imagens dos estudantes universitários de Brusque voltando no ônibus como sardinha em lata, a Prefeitura de Brusque divulgou comunicado no qual estipula mudanças que, na visão do governo, servirão para melhorar as condições. Nesta quarta-feira, 4, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, William Molina se reuniu com o coordenador do setor, Marcelo da Silva e com os representantes da empresa de ônibus para otimizar os recursos investidos nos serviços.

Lugares suficientes
De acordo Molina, cinco veículos, com 45 lugares cada, são disponibilizados para atender a demanda de aproximadamente 200 alunos, que se dirigem para Balneário Camboriú e Itajaí, no período noturno. “São 225 lugares, 10% a mais da necessidade constatada a partir do cadastro dos estudantes. Tudo para que não tenhamos problemas com superlotação”. Ou seja, para o governo, há lugares suficientes para todos.

Logística errada
Molina destaca que, apesar da disponibilidade gratuita desse transporte, a logística adotada pelos alunos não está sendo apropriada. “Alguns ônibus não voltam com sua lotação máxima, o que acaba por sobrecarregar o carro do último horário. Por isso que para atender de forma igualitária, todos sairão da Univali de Itajaí a partir das 22h, conforme forem lotando. O horário limite para saída será às 22h35”. A coordenação do transporte universitário frisa que os horários de ida para a Univali permanecerão todos iguais, assim como os de Blumenau e Balneário Camboriú.


Vagas em creche
O vereador de Guabiruba Jaime Luiz Nuss (PMDB) manifestou-se na tribuna da Câmara nesta terça-feira, 3, sobre a falta de vagas em creches no município. O parlamentar apresentou dados informados pela Secretaria de Educação, relacionado à ocupação das vagas. Causou-lhe preocupação o fato de que 433 crianças estão matriculadas e há oito vagas disponíveis, para uma fila de espera de 171 crianças.


Na embaixada italiana
Em agenda em Brasília, o prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido, o vereador Almir Peixer e o deputado Rogério Mendonça, o Peninha, que possui cidadania italiana, estiveram com o ministro conselheiro da embaixada Italiana, Filippo La Rosa. O motivo foi repassar um convite da Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil (Adanpib), que no dia 12 de novembro fará evento em comemoração ao primeiro ano de sua criação.


Ouvidoria
Foi aprovado em primeira votação, nesta terça-feira, 3, o projeto que cria a ouvidoria na Câmara de Brusque. O legislativo municipal será o primeiro em Santa Catarina a ter o serviço implantado conforme a nova legislação federal. De acordo com o projeto, a ouvidoria poderá ser acessada pelo cidadão pelo site da câmara, por telefone, ou pessoalmente.

Uso interno
O sistema, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), já está em uso de forma interna pelos servidores e, dentro de 30 dias, deve estar disponível para a população. “Este é mais um projeto pioneiro da nossa Câmara, mais uma ferramenta de comunicação entre a Câmara e a comunidade”, diz o presidente do legislativo, Jean Pirola (PP).


Empresas fechadas
O total de empresas no país caiu 0,1% de 2014 para 2015 com 5 mil empreendimentos a menos, segundo dados da pesquisa Demografia das Empresas, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira, 4. Em 2015, foram contabilizadas 4,552 milhões de empresas ativas no Brasil. Nessas empresas, trabalhavam 40,2 milhões de pessoas, sendo 33,6 milhões (83,6%) como assalariadas e 6,6 milhões (16,4%) na condição de sócio ou proprietário. Em comparação a 2014, houve queda de 4,5% no pessoal ocupado assalariado, o que equivale a 1,6 milhão de postos a menos. Esta foi a primeira queda no pessoal assalariado desde o início da série, em 2008, segundo o IBGE.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio