Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Vereadores convidam secretária de Educação para ir à Câmara após polêmica em sessão especial do Dia dos Professores

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Vereadores convidam secretária de Educação para ir à Câmara após polêmica em sessão especial do Dia dos Professores

Página 3

A Câmara aprovou requerimento do vereador Nik Imhof (MDB) nesta terça-feira, 9, para que seja formalizado um convite à secretária de Educação, Eliani Busnardo Buemo, para comparecer à Câmara, em sessão ordinária, para se pronunciar acerca das críticas recebidas na reunião especial realizada em 28 de outubro, em homenagem aos professores.

“Não se disponibilizou o microfone para a secretária após as críticas. O intuito daquele momento era de homenagem, e o que se viu foi o contrário. A gente respeita os posicionamentos dos professores, mas não era o objetivo daquele momento”, disse Imhof.

André Vechi (DC) acredita que não houve possibilidade de contraponto durante a sessão especial. “Faltou um pouco de postura das pessoas que estavam aqui com o objeto da sessão e também da vereadora (Marlina) na condução. O que tivemos aqui foi um verdadeiro circo”.

Polêmica

A sessão especial da Câmara de Brusque em homenagem ao Dia dos Professores acabou gerando conflito entre vereadores.

“As Diferentes Vozes que Compõem a Educação Básica Brusquense”, tema da sessão especial, aconteceu após requerimento apresentado pela vereadora Marlina Oliveira (PT) e aprovado por unanimidade pelo plenário. O evento contou com a presença da secretária de Educação de Brusque, Eliani Busnardo Buemo.

O vereador Rick Zanata (Patriota) publicou um vídeo em suas redes sociais com uma nota de repúdio sobre os temas da sessão. Para Rick, o evento foi utilizado para “discursos de pautas partidárias”.

Na mesma linha, Nik Imhof publicou em suas redes um vídeo dizendo que a vereadora utilizou a Câmara como palanque político, citando também o Fórum Brusquense da Mulher Negra, realizado em julho.

Resposta

A vereadora Marlina afirma que a sessão especial foi realizada para homenagear os professores e oportunizou a todos parlamentares “o espaço necessário para um debate republicano, com direito ao contraditório, a fim de construir um diálogo produtivo e de mão dupla”.

Ela lamentou o que chamou de “profundo desconhecimento de tais parlamentares sobre aquilo que significa o debate político” e também “sobre o que significa render homenagens à uma categoria de tamanha relevância, como a dos professores, no contexto de social que vivenciamos”.

Durante a sessão, Valmir Ludvig (PT), que substitui Marlina na casa, leu nota do partido, que já tinha sido divulgada pela vereadora, dizendo que os vereadores fugiram “ao debate público, posteriormente utilizando-se das redes sociais como forma de construir um monólogo” para suas bases políticas.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo