Vereadores debatem demora no atendimento para vítimas de câncer em Brusque

Jonas Oscar Paegle (PSD) citou um caso onde o paciente esperou seis meses para a cirurgia de retirada do tumor cancerígeno

Vereadores debatem demora no atendimento para vítimas de câncer em Brusque

Jonas Oscar Paegle (PSD) citou um caso onde o paciente esperou seis meses para a cirurgia de retirada do tumor cancerígeno

O tema de debates entre os legisladores na sessão da noite desta terca-feira, 24 de abril, na Câmara de Vereadores de Brusque, foi atendimento público oferecido a pessoas que sofrem com algum tipo de câncer em Brusque.

Quem abordou o tema foi o vereador Jonas Oscar Paegle (PSD). Ele citou um caso de um paciente que teve que aguardar seis meses na fila para realizar a cirurgia de retirada do tumor maligno que tinha no pâncreas. Por causa da demora, a doença evoluiu e quando ocorreu à cirurgia o tumor não pode ser retirado. 

– O câncer não espera. Uma vez diagnosticado, é preciso correr contra o tempo – enfatizou o dr. Jonas.

O presidente da Casa, Celso Carlos Emydio da Silva (PSD), embora não tenha citado algum exemplo, afirmou que há demora nos procedimentos necessários para o tratamento do câncer e defendeu mais agilidade, pois a saúde é um direito de todos.

O vereador Edson Rubem Muller – Pipoca (PP) afirmou que a demora nos atendimentos é reflexo da falta de profissionais que tratam os diversos tipos de câncer na região.

– Na região são apenas oito médicos que atendem via SUS pacientes de câncer. É o profissional que está faltando. Precisamos unir forças para buscar soluções – observou.

O assunto foi discutido por outros legisladores, inclusive foi sugerido que Brusque realize uma parceria com a Unimed, que tem uma Clínica de Oncologia em Brusque, para resolver o problema.


** Saiba o que falaram os outros vereadores, o contraponto da Secretaria de Saúde e os demais assuntos abordados reunião, na edição impressa do MDD, desta quinta-feira, 26 de abril.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio