Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Vereadores votam por interesse partidário e dão as costas aos apelos da população

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Vereadores votam por interesse partidário e dão as costas aos apelos da população

Página 3

Reuniões do Uber
Taxistas e outros moradores de Brusque foram convidados pelo Uber para participar de uma reunião em Blumenau, onde lhes foi explicado como funciona o aplicativo e o serviço. De acordo com relatos de pessoas que participaram dessa reunião, o Uber informou que pretende iniciar sua operação em Brusque até outubro, quando ocorre a Fenarreco. Em contato com a assessoria do Uber, O Município não obteve confirmação ou negativa desta informação.


Banana para o povo
Ao ignorar solenemente os apelos daqueles que deveriam representar, um grupo de vereadores que votou contra o projeto que os proibiria de assumir cargo na prefeitura mandou uma banana para a população. Escondendo-se atrás do argumento da inconstitucionalidade, largamente contestado por advogados, e até em certo momento levantando informações equivocadas para justificar seus posicionamentos, esses vereadores não quiseram é admitir o fato de que são, pura e simples, contrários à moralização que a aprovação do projeto traria para a política local.

Amigos da prefeitura
Não são raros exemplos nos quais os vereadores acabam mostrando suas ligações com o Executivo, e seu voto, que deveria ser com base em fiscalização e convicção pessoal, acaba por se tornar um “voto amigo da prefeitura”. Um exemplo disso é o Samae, no qual há relatos internos de que o suplente Nilson Pereira (PSB) – um dos que votou contra o projeto -, que era diretor na autarquia, continua influente por lá, mesmo estando na cadeira de vereador, o que é uma afronta ao princípio constitucional da separação dos poderes.

Separação dos poderes?
Aliás, o vereador Nilson tem ideias pouco ortodoxas sobre este princípio e o papel do Parlamento. Tanto é que não viu problema nenhum em relatar, na tribuna, que utilizou de contatos com o poder Executivo para ajudar a resolver um problema de um cidadão, relacionado à Secretaria de Saúde. Relatou que estava na Associação do Samae (veja só) e o vereador Marcos Deichmann (PEN) o relatou o problema de uma pessoa que estava enferma – não foi especificado, na tribuna, qual a enfermidade.

Advocacia administrativa
“Liguei para o Dirceu [Marchiori, assessor do vice-prefeito], estava sem o telefone do Dr. Humberto [secretário de Saúde]. Não deu meia hora estava tudo resolvido”, disse. A atitude do parlamentar, a ser confirmada, enquadra-se como um caso clássico de advocacia administrativa, crime previsto no artigo 321 do Código Penal Brasileiro. Diz o artigo: “patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário”.


Exército em Brasília
Após uma convocação do presidente Michel Temer, tropas federais auxiliaram no combate a manifestantes em Brasília. Temer tomou a decisão principalmente após atos de protesto contra o seu governo que tomaram grandes proporções, como o incêndio nos ministérios da Agricultura e da Fazenda. Durante o dia, foram inúmeras cenas de quebra-quebra e depredação em prédios, além de confrontos entre manifestantes e policiais, com presos e feridos. As Forças Armadas atuaram do Palácio do Planalto e no Palácio do Itamaraty.


Reivindicações
O prefeito de Brusque, Jonas Paegle e o vice-prefeito Ari Vequi, tiveram encontros nesta terça-feira, 23, com o ministro da Educação e Cultura, Mendonça Filho, e com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, o catarinense Renato Newton Ramlow. Nas duas oportunidades foram entregues revindicações de Brusque. No encontro com o ministro Mendonça Filho foram solicitados recursos para uma nova escola no bairro Bateas, tendo em vista o problema em relação à creche da localidade.

Defesa Civil
No encontro com Ramlow, Paegle e Vequi solicitaram recursos que já haviam sidos pedidos em virtude das chuvas que ocorreram em janeiro e que ainda não foram destinados a Brusque. “O secretário nos garantiu que alguns dos recursos solicitados da enchente
de janeiro serão liberados. Solicitamos ao ministro a recuperação das encostas e as áreas atingidas nas residências. Solicitamos também um recurso para a prevenção, que envolve drenagem e tubulação nas áreas de risco”, disse o vice-prefeito Ari Vequi.

Mobilidade urbana
Ainda seguindo a agenda oficial em Brasília, eles solicitaram recursos para obras de infraestrutura e mobilidade urbana. Os gestores estiveram com o senador catarinense Dalírio Beber (PSDB) e no Ministério das Cidades. A prefeitura busca recursos do programa Avançar Cidades. Brusque vai pleitear um valor de
R$ 30 milhões. A ideia da administração é usar esse recurso para a abertura da margem esquerda da avenida Beira Rio.


Revista no vaticano
A revista Lions Berço da Fiação de Brusque foi entregue ontem na rádio do Vaticano, na Itália. Ela conta a história do movimento campista de
Botuverá, por meio da biografia do empresário Nilo Barni. A entrega foi feita pelo ex-vereador de Brusque, Ivo Melato, a Silvonei Protz, diretor do departamento de língua portuguesa da rádio Vaticano.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo