VÍDEO: Borracheiro de Brusque faz sucesso na internet ao passear com cachorros e gansa

João Baiano tem dez cachorros, dez gatos, galinhas e uma gansa

VÍDEO: Borracheiro de Brusque faz sucesso na internet ao passear com cachorros e gansa

João Baiano tem dez cachorros, dez gatos, galinhas e uma gansa

Circulam pelas redes sociais imagens de um senhor caminhando com vários cachorros e um ganso no bairro Guarani, em Brusque. Este senhor é João Manuel Barbosa Neto, 78 anos, conhecido popularmente como João Baiano, borracheiro e morador de Brusque há quase 50 anos. Os vídeos que registram os passeios fazem sucesso na internet.

João é natural de Caruaru/PE, e acha graça do apelido que é conhecido, pois nunca conheceu a Bahia. Ele veio para a cidade após o convite de um irmão que estava no seminário, gostou de Brusque e estabeleceu raízes. O borracheiro comenta que aprendeu a profissão nos postos de gasolina em sua cidade natal, e quando se mudou, continuou com o mesmo trabalho.

Questionado sobre os animais que ficam na frente da borracharia e que leva para passear, comenta que todos foram abandonados. “Eu crio, adoro meus bichos e eles gostam de mim. Sempre tive cachorro, e no norte eu também criava jumentos.”

Atualmente, João Baiano tem dez cachorros, dez gatos, galinhas e uma gansa. Ele ainda falou os nomes de alguns cachorros que estavam na frente da borracharia: Amigo, Faísca, Cabeça, duas Gurias, Branquinho, Guri e Bolinha. “Eu levo eles passearem todo dia debaixo da ponte, chamo ‘vem rapaziada!’, eles vem tudo atrás de mim”, comenta o borracheiro.

A gansa que acompanha os cachorros no passeio, chamada Joaninha, foi um presente de um primo. Há cinco anos ele ganhou três ovos de ganso, e os colocou para uma galinha chocar. Dos três ovos, apenas uma sobreviveu, pois a galinha não tinha muito calor para fazer os ovos chocarem, e João auxiliou a gansa a sair do ovo.

Como Joaninha ficou sozinha, ele a colocou debaixo da galinha que a chocou. A gansa se acostumou a dormir embaixo da mãe adotiva com o pescoço de fora. Desde então, é um dos bichos de estimação do borracheiro. Ele conversa com ela, que grasna de volta em resposta; ele fala “abre!” e Joaninha abre as asas em resposta.

Joaninha passeia com os cachorros todos os dias. Foto: Lorena Polli

Ele destaca, que como o serviço de borracheiro não está sendo muito lucrativo, pede que se as pessoas puderem ajudar com ração, tanto para gatos quanto para cachorros, podem entregar na borracharia em qualquer horário. Além disso, três gatas devem ser castradas em breve. “Tem gente que só pensa no que tem, para mim, ganhando para comer e tendo saúde já dou graças a Deus”, comenta.

João mora no local, após um deslizamento de terra ter destruído a casa em que vivia com a esposa, falecida há quatro anos, dias após de ter sido vítima de um atropelamento na frente da borracharia. Do relacionamento, ele tem quatro filhos, todos adultos.

A borracharia se localiza na rua General Osório, bairro Guarani, próximo à empresa dedetizadora Ddserv.

Confira os vídeos de João Baiano com seus animais:



Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você tem Telegram? O jornal tem um canal de informações lá. Clique aqui e participe.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo