VÍDEO – Conheça o projeto do túnel subaquático que ligará Itajaí a Navegantes; Brusque fará parte de sistema integrado

Construção do túnel no rio Itajaí-Açu faz parte de um projeto de interligação regional; entenda

VÍDEO – Conheça o projeto do túnel subaquático que ligará Itajaí a Navegantes; Brusque fará parte de sistema integrado

Construção do túnel no rio Itajaí-Açu faz parte de um projeto de interligação regional; entenda

Os municípios de Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú firmaram um acordo para realizar um projeto de interligação regional. A construção do túnel no rio Itajaí-Açu é o destaque do Projeto de Mobilidade Integrada da Região da Foz do Rio Itajaí.

Além da obra de infraestrutura, o projeto implantará uma rede de transporte coletivo entre os 11 municípios da Associação da Foz do Rio Itajaí (Amfri) com a utilização de veículos elétricos e reurbanização de vias.

A proposta foi já foi apresentada em julho de 2021 pelo corpo técnico da Amfri com a participação dos prefeitos de Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú. O novo modelo de mobilidade contará ainda com a interligação entre Penha, Balneário Piçarras, Luiz Alves, Ilhota, Itapema, Camboriú, Porto Belo e Bombinhas.

Já o projeto em vídeo foi apresentado nesta terça-feira, 16, pelo prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, junto da equipe do Banco Mundial.

“Avançamos em mais uma importante etapa para liberação dos recursos para essa obra que será um marco de mobilidade e melhoria de vida em nossa região”, disse.

Confira o vídeo:

Túnel Itajaí x Navegantes

Depois da discussão e análise técnica, os municípios optaram por um túnel imerso ao invés de uma ponte para não inviabilizar a cadeia industrial nas margens do Itajaí-Açu, em especial a portuária. Projetado para a região da Barra do Rio, o túnel será baseado na travessia pensada para Santos e Guarujá.

O projeto ainda está em fase de detalhamento e elaboração. A obra deve contemplar seis pistas de tráfego de veículos, sendo duas exclusivas para o transporte público integrado entre as cidades, e uma célula central destinada exclusivamente à mobilidade ativa com ciclovia e passeio para pedestres.

A solução vem atender a uma das maiores demandas regionais das últimas décadas. Os cidadãos de Itajaí e Navegantes e toda região anseiam melhores condições de deslocamento e fácil acesso ao Aeroporto Internacional de Navegantes sem ter necessidade do uso da BR-101, por exemplo.

Brusque faz parte do sistema integrado

O STCR/Amfri terá como solução viária um sistema rodoviário troncal que percorre a região no sentido Norte e Sul. O Sistema Central terá o modelo de Bus Rapid Transit (BRT) com a implantação de plataformas contínuas por meio de veículos elétricos.

Nos quatro eixos, o projeto atenderá a todos os municípios de compõem a Amfri. O sistema central conectará o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder até Camboriú. Os veículos atravessarão Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú.

O Sistema Norte atenderá os municípios de Balneário Piçarras, Penha e Navegantes. Já Sistema Sul, abrangerá Bombinhas, Porto Belo e Itapema. Por fim, o Sistema Oeste terá três grandes linhas que interligarão Itajaí à Brusque; Itajaí à Ilhota; e Navegantes à Luiz Alves.

Divulgação

O sistema central terá frota composta exclusivamente por veículos elétricos com tecnologia de carga rápida. Já os Sistemas Norte, Sul e Oeste terão frotas de ônibus movidas à diesel com a tecnologia Euro VI. A utilização de frota elétrica traz uma proposta moderna e sustentável para toda a região.

A frota de ônibus prevista será de 81 veículos, sendo 44 movidos à energia elétrica e 37 movidos à diesel com a tecnologia Euro VI, já incluídos uma frota reserva de 4 ônibus movidos à eletricidade e 4 movidos à diesel. A frota contará com ônibus de 12 metros, 18 metros (articulados) e 24 metros (biarticulados).

Divulgação

O STCR/Amfri prevê ainda investimentos em reurbanização e implantação de 105 quilômetros de novas ciclovias que se juntam aos 108 km já existentes para formar uma rede que permita ao usuário combinar o deslocamento por bicicleta com o uso do transporte coletivo.

Prazo de entrega

Todas essas transformações na região estão previstas para iniciar sua implantação em 2024 e o prazo de entrega é de quatro anos.

As mudanças serão garantidas financeiramente pelo Banco Mundial, com responsabilidade de execução dos municípios de Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú, em gestão compartilhada também com Penha, Balneário Piçarras, Luiz Alves, Ilhota, Itapema, Camboriú, Porto Belo e Bombinhas.

Leia também:

– Homem que perdeu a perna após ser atropelado em rali é indenizado em Itajaí
– Motorista perde controle e carro tomba na rodovia Ivo Silveira
– Defesa Civil alerta para chegada de frio intenso, temporais e chuvas volumosas em SC
– PM encontra pacote com maconha fracionada e jovens são presos em Jaraguá do Sul
– PM recebe denúncia e prende homens com crack, cocaína, notas falsas e arma em Ilhota


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo