VÍDEO – Oktoberfest 2025: festa anuncia novidades na programação para 40ª edição
Evento nesta segunda-feira, 30, marcou o início da contagem regressiva de 100 dias para a maior festa alemã das Américas
Evento nesta segunda-feira, 30, marcou o início da contagem regressiva de 100 dias para a maior festa alemã das Américas
A contagem regressiva de 100 dias para o início da 40ª edição da Oktoberfest de Blumenau iniciou na noite desta segunda-feira, 30. A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e do Parque Vila Germânica, promoveu um evento especial para apresentar as novidades Oktoberfest 2025, que acontece de 8 a 26 de outubro.
Uma das grandes surpresas da noite foi o anúncio da participação de Michael Hölg, que compôs junto do pai, Helmuth Hölg, a icônica música “Hallo Blumenau”. Michael gravou um vídeo especialmente para o público, convidando todos para a festa.
Ele vem com a banda lara se apresentar na quinta-feira, dia 16 de outubro, no Setor 1, a partir das 23h45. Já na sexta-feira e no sábado, dias 17 e 18, o grupo sobe ao palco do Galegão às 21h. No domingo, dia 19, a apresentação também será no Galegão, com início às 15h. Além disso, eles participarão do desfile oficial no sábado, dia 18 de outubro, às 16h.
O secretário de Turismo e Lazer, Ulysses Kreutzfeld, explica que é muito significativo receber o Michael Hölg na 40ª Oktoberfest Blumenau.
“A música ‘Hallo Blumenau’ faz parte da memória afetiva da nossa cidade e da festa, embala gerações e emociona quem vive essa tradição. Ter o filho de um dos compositores celebrando conosco esse marco histórico é mais do que uma homenagem, é um reencontro com nossas raízes e com tudo o que essa festa representa para Blumenau e para o Brasil.”
Em comemoração às quatro décadas da festa, a organização anunciou itens exclusivos para colecionadores: os tradicionais canecos comemorativos do Vovô Chopão, bolachas de chope e postais ilustrados, perfeitos para convidar alguém especial ou relembrar quem esteve ao seu lado na primeira edição, em 1984.
A noite também marcou a apresentação da nova cenografia dos setores da festa. Neste ano, a Spaten celebra a tradição e a inovação na quarta edição consecutiva na Oktoberfest Blumenau com uma cenografia imersiva e impactante.
O encerramento do evento teve um momento simbólico, o caneco oficial foi trazido ao palco por monges, em referência aos antigos mosteiros europeus, onde a cerveja era produzida artesanalmente. O brinde oficial entre autoridades e patrocinadores abriu espaço para a apresentação da Banda Cavalinho, que embalou o público no clima da Oktoberfest.
“A Oktoberfest é a festa da tradição, da alegria, da cultura. Mas, acima de tudo, ela e uma festa para as famílias, para todas as idades. Blumenau organiza um dos eventos mais seguros do Brasil e queremos reforçar essa marca neste ano. Nossas equipes já estão trabalhando muito para que a 40ª Oktoberfest seja histórica”, comenta o prefeito Egidio Ferrari.
Uma das grandes novidades da 40ª Oktoberfest é o retorno do tradicional Ginásio Galegão, que não era utilizado desde 1998. O espaço se transformará em um novo setor da festa, com uma ambientação inspirada nas celebrações de Munique. O público poderá desfrutar de gastronomia diferenciada, chope gelado servido em louças de vidro e muita música típica.
O uso da estrutura foi abordado em reportagem do O Município Blumenau em abril, que mostrou as primeiras imagens do projeto.
Além disso, o Galegão será palco de um Festival de Danças Germânicas, resultado de uma parceria inédita entre a Oktoberfest Blumenau e o Festival de Dança de Joinville, considerada a maior parceria cultural de Santa Catarina. O espetáculo reunirá grupos de várias regiões do Brasil, com apresentações de dança coletiva nas categorias adulto, sênior, Platz e Schuhplattler.
A cerveja Spaten, patrocinadora oficial do evento pelo quarto ano consecutivo, revelou a cenografia inédita que estará presente nos pavilhões da festa. O projeto é assinado pela Agência Guru e foi desenvolvido com base em conceitos como autoridade, tradição, território e celebração, conectando história, cultura germânica e modernidade.
O novo conceito visual se desdobra em cinco setores, cada um com identidade própria, mas todos alinhados à linguagem visual da Spaten, marca premium da Ambev que tem origens em 1397, em Munique, e uma forte ligação com a cultura cervejeira alemã.
Segundo Cinthia Klumpp, diretora de marketing de Spaten, estar na Oktoberfest reforça o compromisso da marca com experiências autênticas: “Celebrar quatro anos consecutivos como patrocinadora oficial da Oktoberfest é uma honra. A cada ano, nosso compromisso é fortalecer ainda mais o elo entre marca, tradição e atemporalidade”, afirmou.
A proposta da cenografia deste ano é transformar os pavilhões em uma jornada emocional por símbolos da cultura cervejeira, com elementos que misturam o clássico e o contemporâneo. Os espaços foram desenhados para despertar os sentidos e resgatar memórias coletivas, além de reforçar o protagonismo de Blumenau na preservação do legado da imigração alemã.
De acordo com Rafael Almeida, sócio da Agência Guru, a cenografia de 2025 busca unir memória, emoção e pertencimento. “Estamos criando não apenas um espaço físico, mas uma memória viva da festa”, afirma.
Com presença confirmada em diversos grandes eventos do país, a Ambev tem investido fortemente em sua plataforma de cervejas premium, que, segundo dados divulgados em maio, apresentou um crescimento superior a 20% no primeiro trimestre de 2025.
Setor 1 – Uma homenagem à Oktoberfest de Blumenau
Celebra os 40 anos da festa, com ilustrações estilizadas de pontos turísticos da cidade assinadas por Victor Beuren, autor do cartaz oficial de 2025. O espaço destaca a identidade da marca e o legado histórico da Oktoberfest.
Setor 2 – Spaten
Uma fusão entre a tradição cervejeira e a sofisticação atual. Com referências aos trajes bávaros e ao design brutalista germânico, o espaço aposta em cores marcantes e materiais como madeira e concreto para criar um ambiente elegante e imponente.
Setor 3 – Força Cervejeira
Uma cervejaria sensorial, com elementos que remetem aos ingredientes e processos da produção de cerveja. A paleta de cores inclui tons de malte, lúpulo e cimento queimado claro.
Setor 4 – Spaten Platz – Origem
Exalta a herança alemã e a arquitetura enxaimel. Gravuras clássicas, dourado marcante e texturas de ruído compõem um ambiente que reforça a sofisticação e as raízes culturais da marca.
Setor 5 – Tradição
Inspirado no conceito alemão Gemütlichkeit (acolhimento e comunhão), será um ponto de encontro com grandes mesas coletivas, iluminação quente e texturas aconchegantes, ideal para celebrações em grupo.
Para celebrar suas 40 edições, a Oktoberfest Blumenau lança uma iniciativa inédita, o Oktoberfest Summit. Em parceria com a Tô Indo Viagens e Eventos, o encontro vai abrir os bastidores da festa e compartilhar com o Brasil e o mundo os segredos da gestão de um dos maiores eventos culturais do país.
De 13 a 15 de outubro, o Teatro Carlos Gomes será palco de uma verdadeira imersão, com conteúdos teóricos e práticos sobre planejamento, operação, inovação e execução de grandes eventos. Além das palestras, o Summit inclui visitas técnicas às áreas operacionais da festa, acesso aos desfiles, camarotes e ativações especiais.
“O Oktoberfest Summit não é apenas uma celebração dos 40 anos da festa. É uma oportunidade de inspirar e capacitar gestores e apaixonados por eventos. Queremos transformar conhecimento em experiência”, destacou Guilherme Guenther, diretor-geral do Parque Vila Germânica.
Para mais informações e inscrições é só acessar o site oficial: www.oktoberfestsummit.com.br.
Como surgiu e o que restou da primeira usina elétrica da região, criada em 1913 em Guabiruba: