Suellen Pereira Rodrigues
Rio de Janeiro

visita-cervejariaDa chegada da matéria prima ao processo de fabricação, envasamento do produto, distribuição e a história da cerveja. Com foco em gestão o empreendedorismo, os participantes da viagem técnica “Rotas do Itajaí”, promovida pelo curso de Administração do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, observaram na sexta-feira, 19 de junho, o trabalho realizado nas cervejarias Itaipava e Bohemia, em Petrópolis. No sábado, 20, a viagem continua na capital do Rio de Janeiro.

Nesta 2ª edição do projeto, o grupo de estudos é formado pela coordenadora Rosemari Glatz, o coordenador de Administração Sidnei Gripa, acadêmicos dos cursos de Administração, Engenharia de Produção, Processos Gerenciais, egressos e os secretários de turismo de Botuverá Jefferson Mariani e de Guabiruba Sidnei Dematé.

A fábrica da Itaipava, pertencente ao Grupo Petrópolis, foi o primeiro destino visitado do roteiro. Segundo a coordenadora do projeto, Rosemari, o objetivo da iniciativa é observar as melhores práticas de turismo que possam ser aplicadas em Brusque e região. “Depois de cada visita, os participantes respondem um questionário avaliando cada local e analisando o que poderia ser aplicado em nossa região. Depois, esses dados serão tabulados”, explica.

Produção cervejeira

Acompanhados pelo monitor de Comunicação do Grupo Petrópolis, Rafael Betto Moreira, os integrantes do “Rotas do Itajaí” fizeram um Beer Tour na fábrica da Itaipava, que envasa por hora 22 mil garrafas de 1 litro, 60 mil garrafas de 600 ml e 120 mil latinhas, sendo essa uma das mais modernas do planeta.
Após conhecer as dependências da Itaipava, os estudantes foram convidados a degustar as cervejas produzidas no local.

Para o acadêmico da 8ª fase de Administração, Valmor Mess, a empresa surpreendeu por sua estrutura. “Eu acredito que essa visita irá contribuir muito para minha formação. A parte interna da fábrica é automatizada e para minha vida profissional, conhecer isso é muito bem-vindo. Também achei muito válido os corredores preparados específicos para a visita turística”, conta.

cervejaria-bohemiaNo período da tarde os estudantes seguiram para um tour na cervejaria Bohemia, primeira do país, fundada em 1853. O passeio seguiu o roteiro do museu interativo da cerveja Bohemia. Durante todo percurso, os visitantes puderam conferir a história da cerveja no mundo, no Brasil, a evolução das tecnologias, sabores, técnicas e a história da empresa. No término da visita, o grupo participou de uma degustação.

Segundo o coordenador de Administração, Sidnei Gripa, as visitas foram importantes para integrar o grupo. “Nos locais, conseguimos observar na prática os conceitos estudados em sala de aula, bem como, aprender um pouco mais sobre o processo de fabricação de cervejas e as práticas turísticas da região”, afirma.

Bate-papo

Durante a tarde, a administradora e presidente do Petrópolis Convention e Visitors Bureau, Camila Thees conversou com os participantes da viagem e falou sobre os desafios do empreendedorismo, em especial na área do turismo. A gerente executiva Marcia de Paula também participou do evento.

Aos acadêmicos, Camila recomendou dedicação aos estudos. “Primeiro, é importante focar na faculdade, já pensando em algo no futuro. É importante ter foco e meta, porque eles vão conseguir”.
Tratando-se de turismo, ela revela o segredo para obter sucesso na área. “É importante ter carinho em receber as pessoas. Sem dedicação, você não chega a lugar algum”, diz.