Walendowsky é bicampeão no Rally Transcatarina

Brusquense volta a vencer a competição que já havia ganho em 2009 e leva pela segunda vez o título da categoria super máster

Walendowsky é bicampeão no Rally Transcatarina

Brusquense volta a vencer a competição que já havia ganho em 2009 e leva pela segunda vez o título da categoria super máster

Rafain Walendowsky marcou seu nome novamente na história do Rally Transcatarina ao sagrar-se bicampeão da categoria super máster, a principal da modalidade. Junto com o companheiro de equipe, Flávio Roberto Kath, de Blumenau, o brusquense voltou a vencer a competição que já havia ganho em 2009, logo na primeira edição do evento. “Vencer sempre é gostoso. É um esporte em que a gente tem muitos amigos, com competidores do Brasil inteiro. Por mais que você já tenha triunfado, é sempre um momento especial”, comemora Walendowsky. “Subir de novo neste pódio altamente concorrido é inenarrável. Me sinto orgulhoso por manter o título em Santa Catarina”, complementa Kath.

A disputa

O Rally Transcatarina foi disputado de quarta-feira a sábado. Essa foi a sexta edição do evento. A competição envolveu 158 duplas. Iniciou em Fraiburgo rumo a Jaraguá do Sul, passando também por Timbó Grande, Canoinhas, Rio Negrinho e Corupá. Walendowsky e Kath asseguraram o bicampeonato após manterem a regularidade durante toda a disputa. Mesmo assim, começaram atrás na largada quando iniciaram a prova no 10º lugar. “Na quarta-feira, no prólogo que define a largada, arriscamos com pneu seco e não conseguimos uma boa posição”, explica.

O primeiro dia de competições ocorreu na quinta-feira, 24. O fato de largar atrás trouxe dificuldades para a dupla. “Quanto mais à frente você larga, melhor as condições da pista, o que faz a diferença numa prova de regularidade”, diz. Já com os pneus apropriados para o tempo chuvoso, piloto e navegador conseguiram se superar logo no primeiro dia. “Foi necessário arriscar, mexer mais do que o habitual no odômetro para chegar ao primeiro lugar”.

À frente dos demais, o objetivo era manter a posição para assegurar mais uma conquista. Largar na frente também trazia desafios para os atletas para a prova de sexta-feira. “Se atrás você já pega o chão muito batido, à frente requer atenção porque você não sabe o que vai encontrar pelo caminho”. O fato de já conhecerem o percurso foi considerado como um diferencial para os competidores, que abriram vantagem na busca pelo título. A performance foi suficiente para assegurar a conquista no dia seguinte, mesmo com os pilotos acabando o último dia de provas na segunda colocação. No percurso entre Rio Negrinho e Jaraguá do Sul, com extensão de 150 quilômetros, eles acabaram atrás de Rone Branco e Enedir Silva Júnior, vice-campeões gerais com 171 pontos. Walendowsky e Kath somaram 179.

Demais atletas

Brusque também foi representada em outras categorias na competição. Na júnior, para iniciantes, o piloto Júlio ‘Kuka’ Schlindwein Jr acabou na 40ª colocação junto com o navegador Ricardo ‘Kako’ Schlindwein. Além das categorias destinadas à competição – Super Máster, Graduados, Júnior e Jeep _ outros brusquenses também tiveram a oportunidade de se aventurarem na categoria adventure. Essa especifica para pilotos e navegadores que pretendem vivenciar a experiência fora da estrada, sem caráter de disputa. “Eles têm o prazer de fazer parte deste mega encontro, mas com um objetivo diferente: passear e conhecer os principais pontos turísticos, conciliado a uma boa aventura”, explica Walendowsky. O trajeto é estilo trilhão e tem diversos obstáculos e dificuldades. Somente carros equipados com pneus agressivos e itens de trilha podem participar. As duplas Eduardo Bianchini e André Lucas Walendowsky; Osnildo João Vargas Junior e Oberdan Bittencourt de Oliveira; Heitor Vargas Neto e Ivo Bittencourt Junior; Vilimar Ullrich e Sergio Luiz Crespi realizaram a expedição.

Sobre o Rally

O Rally Transcatarina é uma das provas mais esperadas do ano pelos competidores. Faz parte da Copa do Brasil, competição que envolve quatro etapas de disputa. A primeira havia sido a prova de Enduro, realizada durante um dia. Foram dez horas de corrida em Caçador. A segunda, o Rally dos Campos Gerais, no Paraná. A última será o Rally de São Paulo, de 30 de outubro a 1º de novembro. No interior paulista, Walendowsky e Kath pretendem buscar o título geral da competição. Atualmente estão na segunda colocação, atrás de Rone Branco e Enedir.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio