Programa de Residência Médica inicia atividades na Unifebe
Residentes começaram suas atividades no Hospital Azambuja
Residentes começaram suas atividades no Hospital Azambuja
Foi pelo desejo de ajudar ao próximo que Tamires Soares Hoffmann escolheu se dedicar à área da saúde. Sua primeira formação foi em Enfermagem e logo na sequência ingressou em Medicina. Agora, Tamires faz parte da primeira turma de Residência Médica da Unifebe, que marca um momento histórico para a Instituição e para a saúde de Brusque.
O programa de Residência em Clínica Médica teve início nesta quinta-feira, 1, no Hospital Azambuja que é parceiro do projeto.
Durante a especialização, os residentes acompanharão três estágios diferentes que compreendem a parte da enfermaria, as especialidades de cardiologia e nefrologia e a parte de atenção básica eestratégia de saúde da família, na unidade de saúde do bairro Águas Claras.
— Tenho boas expectativas com a residência. A gente sai da faculdade com algumas deficiências que eu pretendo consertar agora. Estou muito ansiosa para essa fase, mas tenho certeza de que dará tudo certo — conta Tamires.
Segundo o supervisor, doutor Antônio de Pádua Santos Lanna, a residência médica veio para fazer parte de uma transformação e contribuir para a melhoria do serviço e atenção da saúde no município.
— É um momento realmente único, e que a gente acredita que irá contribuir muito com a qualidade da saúde em Brusque — afirma.
Atendimentos
Nos fins de semana os residentes integrarão a equipe de atendimento à população no Hospital. Segundo a residente Samara Paula Parmeggiani a comunidade pode esperar o melhor atendimento possível.
— Estou muito confiante. Estamos recebendo um ótimo auxilio e bastante suporte. É um desejo nosso poder construir essa residência junto com a Unifebe e o Hospital Azambuja e fazer ela ser o melhor possível para Brusque — destaca.
Para o residente Felipe Cadore Klabunde, a comunidade deve ser a maior beneficiada com o programa.
– A gente ganha muito, mas a cidade também tende a ganhar, pois é mais uma porta que se abre para Brusque. Quem ganha é a população — ressalta.
Relembre
O Programa de Residência Médica de Brusque da Unifebe foi lançado no dia 29 de agosto de 2016, com a posse da Comissão de Residência Médica (Coreme), coordenada pelo médico Charles Machado.
As inscrições para o processo seletivo foram realizadas de 11 de setembro a 16 de outubro de 2017 e o resultado final foi divulgado no dia 9 de fevereiro de 2018. Dos 28 inscritos para a especialização em Clínica Médica, três foram selecionados.
Segundo o reitor Günther Lother Pertschy o início das atividades no Hospital Azambuja é a consolidação de mais um importante passo da Unifebe voltado à saúde.
— Estamos muito satisfeitos, pois este projeto é de extrema importância para a comunidade de Brusque e região, uma vez que nossos residentes contribuirão para a qualidade dos atendimentos hospitalares — afirma.