Eliz Haacke
10ª edição do Festival de Inverno terá 20 atrações culturais gratuitas
Abertura oficial do evento ocorreu na noite desta segunda-feira, no anfiteatro do Colégio Cônsul Carlos Renaux
A abertura do 10º Festival de Inverno atraiu diversos brusquenses ávidos por cultura. O evento ocorreu na noite desta segunda-feira, 29, no anfiteatro do Colégio Cônsul Carlos Renaux. Estiveram presentes no lançamento autoridades e artistas locais. O festival, que é organizado pela Fundação Cultural de Brusque, encerra suas atividades no domingo, 4.
Na programação, destaca-se a primeira Mostra Teatral de Inverno, com 12 atrações, a primeira Mostra Cine BQ, com seis produções cinematográficas locais, e o Circuito Sesc de Música, com três atrações musicais.
Conforme o coordenador da Fundação Cultural, Igor Alves Balbinot, o festival procura fomentar a cultura, os artistas e a produção local. Balbinot afirma que o principal objetivo do Festival de Inverno é democratizar o acesso à cultura para população mas, acima de tudo, incentivar os artistas a produção artística local. Segundo ele, a programação começou a ser elaborada há cerca de quatro meses.
“O Festival de Inverno nada mais é do que uma grande parceria com os artistas locais, com os produtores e a prefeitura que repassa os recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura. Sem o apoio do governo nós não conseguiríamos realizar o evento. Além dos lugares que cederam espaço para as apresentações”, afirma.
“Jamais conseguiríamos realizar o Festival de Inverno sem a ajuda e as mãos de todos que se empenharam, principalmente dos servidores da Fundação Cultural”, acrescenta.
Ele afirma que a Fundação espera que todas as apresentações tenham com um bom público. Balbinot avalia que a programação está completa e deve atrair os moradores da cidade para comparecerem nas apresentações.
O coordenador diz que 50% das atrações da programação deste ano são novidade. Além disso, todas as apresentações da programação são gratuitas, com exceção do espetáculo “Fanny, a rainha da cidade”. A peça será realizada no domingo, 4, e os ingressos custam R$ 20 cada.
Visita aos museus
Além das peças teatrais e mostras de cinema, neste ano também será realizado um tour pelos museus de Brusque, intitulado como Circuito de Museus – Uma Viagem no Tempo. O passeio ocorre no sábado, 3, às 14h, com saída da Fundação Cultural, e passará pelo Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, Casa de Brusque e Instituto Aldo Krieger.
Segundo Balbinot, para participar do circuito é necessário realizar agendamento de horário na biblioteca pública Ary Cabral, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O passeio é gratuito e ainda existem vagas.
Confira a programação completa:
Terça-feira (30/07)
19h – Mostra Brusquense de Cinema – Filme: Carmen (2017)
Sinopse: Carmen e o filho precisam lidar com a ausência do pai.
Direção: José Luiz Day
Duração: 20m
Classificação Indicativa: 16 anos
Local: Instituto Aldo Krieger
19h – Mostra Teatral de Inverno – Performance “Oráculo” / Douglas Leoni
Sinopse: Oráculo é um convite ao autoconhecimento por meio de provocações artísticas e filosóficas. Um olhar para si. As respostas que procuramos estão mais perto do que possamos imaginar.
Classificação: 18 anos
Local: Instituto Aldo Krieger
* Esta ação necessita agendamento de horário na biblioteca pública Ary Cabral, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A performance atende um espectador por vez.
20h – Mostra Teatral de Inverno – Espetáculo “Alvirene: Tragicomédia em uma rotina de memórias”/K’roll Oliveira
Sinopse: Uma mulher monstruosamente encantadora e seu grande amor, o lindo peixe dourado Mirosmar. Há também o esquecido Peixe Prata, que podemos esquecer por enquanto. Sobre as crueldades de nossas escolhas e a importância que aparentam ter.
Classificação: 12 anos
Local: Anfiteatro do Colégio Cônsul
Quarta-feira (31/07)
19h – Mostra Teatral de Inverno – Espetáculo “Pintor de Palavra”/ Cia. Teatral EuTuElas
Sinopse: Pintor de Palavra analisa Van Gogh sob um céu estrelado, reflete sobre suas conquistas, seus devaneios, e remonta o seu quarto e os seus sonhos pessoais, sempre pintando como se fosse uma locomotiva. Van Gogh com seu jeito lúcido preenche nossa alma através de suas imagens poéticas.
Classificação: 12 anos
Local: Instituto Aldo Krieger
* Esta ação necessita agendamento de horário na Biblioteca Pública Ary Cabral, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A performance atende público reduzido.
20h – Mostra Brusquense de Cinema – Filme – O Alfaiate (2017)
Sinopse: “O Alfaiate” é um filme documentário em curta metragem, que tem como intuito trazer um pouco da história de vida de Nilo Krieger, sua profissão, quase extinta, Alfaiate, e de sua influência na alfaiataria regional, na qual foi um dos proprietários da Alfaiataria e confecção Irmãos Krieger. Nilo Krieger foi um conhecido cidadão da região de Brusque, nascido em 3/10/1916 e falecido em 6/08/2003, aos 86 anos. Sua história de vida tem grande importância na alfaiataria regional.
Direção: Nícolas Krieger
Duração: 15m15s
Classificação Indicativa: Livre
Local: Anfiteatro do Colégio Cônsul
20h15 – Mostra Teatral de Inverno – Espetáculo “Escutaqui”/ Trama Grupo de Teatro
Sinopse: O cheiro de mato, o café no bule, o rádio tocando e um álbum de fotografias antigas são as memórias ainda presentes no cotidiano de Trude e Rubens, um casal de idosos que nos faz mergulhar neste passado ainda presente.
Classificação: Livre
Local: Anfiteatro do Colégio Cônsul
Quinta-feira (1/08)
19h – Mostra Brusquense de Cinema – Filme: No Meio da Cidade (2018)
Sinopse: O curta busca divulgar a Fundação Parque Ecológico Zoo Botânico de Brusque bem como informar ao público a importância do trabalho feito pela equipe de biólogos e estagiários que cuidam do local para a preservação da fauna e flora do bioma local.
Direção: Brendha Amorim e Daiane Samara Amorim
Duração: 13m10s
Classificação Indicativa: Livre
Local: Anfiteatro do Colégio Cônsul
19h15 – Mostra Teatral de Inverno – Espetáculo “A Criança sem nome”/ Trama Grupo de Teatro
Sinopse: A criança sem nome foi morar com sua madrinha depois que sua mãe adoeceu, no início tudo ia bem, porém, com o passar do tempo o trabalho apareceu e ela somente pode contar com a ajuda do Varre-Varre e Seu Dolô pra sair dessa armadilha.
Classificação: Infantil
Local: Anfiteatro do Colégio Cônsul
20h – Circuito Sesc de Música – Rívia e Léo Heckert
Sinopse: Com uma mistura de Blues e Nova MPB, Rívia apresenta suas composições e músicas de compositores catarinenses acompanhada do pianista Léo Heckert de Brusque. Classificação: Livre
Local: Auditório da Uniasselvi
Sexta-feira (2/08)
19h – Mostra Teatral de Inverno – Espetáculo “Metades”/ Emiliano Souza
Sinopse: “Metades” Reúne três contos que retratam os seres humanos como eles são: com seus defeitos, qualidades e incompletudes. Nas histórias selecionadas, cada personagem está à procura de algo e em todos há uma parte que falta.
Classificação: 18 anos
Local: Instituto Aldo Krieger
* Esta ação necessita agendamento de horário na biblioteca pública Ary Cabral, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A performance atende público reduzido.
20h – Circuito Sesc de Música – Alexandre Bueno e Grupo
Sinopse: A Apresentação conta com temas de composição do Alexandre Bueno, tendo com estilo musical o Jazz Tradicional de New Orleans também conhecido como Dixieland. Esse estilo que se originou nos Estados Unidos em New Orleans é uma mistura de ritmos como Ragtime e o Blues que são somados a improvisações onde resulta uma música “quente” com muita dinâmica.
Classificação: Livre
Local: Auditório Renascimento da Uniasselvi Brusque
Sábado (3/08)
14h – Circuito de Museus – Uma viagem no tempo
Este tour inicia na Fundação Cultural de Brusque e segue para o Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, Casa de Brusque e Instituto Aldo Krieger.
Classificação: Livre
Local de saída: Fundação Cultural de Brusque
*Esta ação necessita agendamento de horário na biblioteca pública Ary Cabral, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O transporte de um museu para outro será oferecido pela Fundação Cultural através de ônibus, por isso as vagas são limitadas.
16h – Circuito Sesc de Música – Show “Abrasileirar”
Sinopse: No show Abrasileirar, Jesus Luhcas apresenta canções autorais, com letras provocativas, e que misturam variados ritmos como pop, rock, reggae, maracatu e rap. É um convite para todas as tribos da música brasileira mostrarem numa só intenção que é possível viver com Diversidade e Harmonia, unir a pluralidade, viver o respeito!
Classificação: Livre
Local: Instituto Aldo Krieger
19h – Mostra Brusquense de Cinema – Filme: Vermelho Unissex (2017)
Sinopse: Vicente vive uma vida dupla, um desejo oculto que gera uma crise no seu casamento com Laura, uma professora de dança. Em meio a rotina do casal, um turbilhão de sons, ritmos e um vestido vermelho, que cabe no corpo dos dois.
Direção: Sérgio Azevedo
Duração: 18m
Classificação Indicativa: 18 anos
Local: Sesc
19h20 – Mostra Teatral de Inverno – Espetáculo “Certos Cães”/ Pesquisa Teatral (P.A.) Cia. de Teatro
Sinopse: Certos cães têm moradia fixa. Têm uma família que os nutra. Têm com quem conviver. Outros não. Outros cães são solitários. Vivem do jeito que conseguem. Reviram o lixo para encontrar o alimento. Perambulam pelas ruas à procura de um lugar para dormir e tentam encontrar um grupo e um sentido. Do encontro de um cão de rua e de um artista solitário nasce Certos Cães.
Classificação: 18 anos
Local: Sesc
* Esta ação necessita que o público chegue com antecedência para garantir seu lugar. Os lugares são limitados para 50 espectadores.
Domingo (4/08)
16h30 – Mostra Teatral de Inverno – Espetáculo “Pequenas miudezas”
Sinopse: Nanico nos convida amorosamente a desbravar suas experiências. Pequenas Miudezas. Fala de vivências sem hora marcada. Coisas sobre acolhimentos, partidas ou outros verbos (todos humanos). Alegria, poesia e sinceridade são itens deste acordar de olhos.
Classificação: Livre
Local: Fundação Cultural de Brusque
17h – Mostra Brusquense se Cinema – Filme: A memória da cidade (2017)
Sinopse: O documentário “A Memória da Cidade”, reúne o passado de um povo, retratado pelas lentes do fotógrafo Erico Zendron. Viajamos no tempo e nos vemos no reflexo das imagens clicadas desde a década de 40, no cotidiano da vida de uma cidade, que pode ser a sua.
Direção: Sérgio Azevedo
Duração: 20m
Classificação Indicativa: Livre
Local: Fundação Cultural de Brusque
17h30 – Mostra Teatral de Inverno – Jogos de Improviso / Cia. Polaris e Cia. Universo Cênico
Sinopse: A Cia Polaris e a Cia Universo Cênico apresentam: Jogos de Improviso. Um exercício teatral repleto de bom humor e arte.
Classificação: 14 anos
Local: Fundação Cultural de Brusque
19h – Mostra Teatral de Inverno – Espetáculo “Fanny, a rainha da cidade”/ Trama Grupo de Teatro
Sinopse: Um desavisado esqueceu o pijama em meio aos lençóis das moças de Fanny. O pior é que a peça tem as iniciais do dono caprichosamente grafadas. Mas não há tempo para delongas: é dia de receber amigos e clientes na casa de tolerância mais famosa da cidade!
Classificação: 16 anos
Local: Teatro do Cescb (Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque)
Ingressos: R$ 20, à venda na Livraria Graf