Na noite de terça-feira, 8 de agosto, o Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque (CEAB), iniciou sua 11ª Semana de Engenharia, que este ano tem como tema central ‘Desastres naturais e as cidades’.
Segundo o presidente do Ceab, o engenheiro agrônomo Juliano Piske, os desastres naturais já eram temas de conversas entre os membros do clube e com a tragédia de 2011, foi definido como tema pela necessidade de buscar soluções para Brusque.
A palestra de abertura ficou por conta do engenheiro civil e atual secretário de Planejamento Urbano de Blumenau, Walfredo Balistieri, que substituiu o prefeito João Paulo Karam Kleinubing, falando das medidas de prevenção adotadas pela cidade.
Balistieri discorreu sobre as medidas adotadas por Blumenau após a tragédia de 2008, que assolou a cidade com enchentes e deslizamentos. O secretário admitiu que na época, as liberações de alvarás pararam, para que se fizesse um mapeamento geológico completo da cidade.
Além disso, Balestieri falou sobre o Alerta Blu e a necessidade de monitorar o rio Itajaí-Açú em diversos pontos, para obter informações locais do nível das águas.
-A partir de quatro metros de altura do rio, todas as secretarias são avisadas e começam a se preparar para as ações necessárias.
O palestrante tambpem discorreu sobre os temas do Blumenau 2050, o planejamento de longo prazo para a cidade, abordando mobilidade urbana, habitação, saneamento, entre outros.
**Leia mais na edição impressa de sexta-feira, 10 de agosto.