Feirão do Imposto promove venda de gasolina e pão francês sem tributos em Brusque
Evento visa difundir informações sobre a cobrança de impostos sobre os produtos
O 17ª Feirão do Imposto iniciou na segunda-feira, 20, e segue até o sábado, 25. O evento tem proporção nacional e em Brusque é desenvolvido pelo Núcleo de Jovens Empreendedores (Acibr Jovem), vinculado à Associação Empresarial de Brusque (Acibr).
O coordenador do feirão, Marcos Flores, destaca que o objetivo é promover um entendimento do que é o imposto. “O principal objetivo é conscientizar para depois conseguir buscar o efetivo retorno”, diz.
Veja também:
Alfaiate brusquense faz sucesso na América Latina com ternos para casamentos
Acusada de tentar matar homem em frente à escola de Brusque irá júri popular
Um ano e sete meses depois, estações inteligentes de Brusque continuam com problemas
Com mais de 50 jovens empresários envolvidos, a ação em Brusque conta com palestras, formações sobre arrecadação de impostos e comercialização de produtos isentos do tributo.
O resultado desta intervenção se soma às demais ações desenvolvidas pelo Brasil por meio do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc) e da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), com o intuito de pressionar os órgãos públicos para olhar com mais seriedade a arrecadação de impostos e, sobretudo, garantir uma distribuição mais efetiva deste recurso no país.
“O poder público precisa entender que existe uma movimentação de pessoas que clamam por mudanças, que esperam por novas leis e que acreditam que a questão tributária deveria ser levada mais a sério”, acrescenta Marcos.
O tema do feirão deste ano é “Menos burocracia, mais eficiência”, que faz analogia a uma teoria chamada “Curva de Laffer”, que representa o quanto de impostos o governo arrecada e em que nível de tributação a receita começa a diminuir ao invés de aumentar.
A curva é utilizada para mostrar que, se a taxa dos tributos aumentar demais, a receita passa a diminuir.
Planos
Segundo Flores, o Feirão se tornou tão marcante dentro do calendário da Acibr Jovem que a expectativa é estender o evento em pelo menos mais duas edições durante o ano.
A ideia ainda será levada para o núcleo, mas a intenção é criar uma comissão para promover de três a quatro ações no ano. Se aceito, o plano poderá ser colocado em prática já em 2020.
Impostos
O imposto é um tributo obrigatório cobrado pelo governo para contribuir nas despesas administrativas do Estado. O não pagamento de impostos pode gerar multas e até punição legal. São cobrados impostos federais, estaduais e municipais. Confira na tabela abaixo os principais impostos pagos no Brasil:
Tributos por produto
O site Impostômetro, uma produção especial do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) em parceria com a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e Associação Comercial de São Paulo (ACSP), contém uma lista com os produtos e a porcentagem de tributos sobre o seu valor.
O preço do pão francês, por exemplo, contém quase 17% de impostos. A gasolina, 61,95%. Confira:
Programação
Durante a semana, o evento contou com formações sobre a arrecadação de impostos e aplicação correta de tributos no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), na Uniasselvi e no Centro Universitário de Brusque (Unifebe).
Uma palestra sobre a importância da arrecadação e o uso correto dos tributos arrecadados é ministrada aos alunos. Em seguida, os estudantes participam de jogos que foram adaptados do programa de educação fiscal do Observatório Social de Brusque.
Dia D
Neste sábado, 25, acontecem diversas atividades, como a entrega de materiais informativos para promover a conscientização, no Shopping Gracher no River Mall, das 9h às 18h.
Das 9h às 17h um carro com uma faixa será içado na concessionária Uvel Brusque, para conscientizar sobre o imposto pago nos veículos.
Veja também:
Projeto regulamenta apresentação de receita médica no ato da matrícula em Brusque
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Justiça de Blumenau antecipa audiência para ouvir João Pizzolatti
Das 12h às 13h telões instalados na Felog, na Treviso e na ponte estaiada passarão em tempo real o quanto de imposto foi arrecadado no município de Brusque, em Santa Catarina e no Brasil até o momento.
A partir das 9h haverá venda de gasolina sem imposto no posto Mime (Filial 5), na avenida Lauro Muller, 149. Serão vendidos três mil litros de gasolina, limitados a 20 litros por veículo.
As panificadoras Sassipan e Moriá comercializarão pão francês sem tributos das 9h às 18h.