X
X

Buscar

19º Almoço de Ideias da Acibr teve palestra sobre competitividade e gestão de empresas

Professor e consultor Armando Terribili Filho falou para cerca de 300 empresários, políticos e autoridades regionais

O tradicional evento organizado pela Associação Empresarial de Brusque (Acibr), o Almoço de Ideias, teve sua 19ª edição nesta quinta-feira, 9. Realizado na Sociedade Esportiva Bandeirante (SEB), o almoço contou com a presença de cerca de 300 pessoas, entre associados, empresários de Brusque e região, políticos e autoridades municipais. A edição foi realizada em parceria com o Colégio e Faculdade São Luiz.

A palestra da vez foi ministrada pelo consultor em gestão e negócios Armando Terribili Filho, professor da Universidade Positivo e da ESIC – Business & Marketing School, em Curitiba, e da Univali – campus Itajaí, em cursos de pós-graduação. Na ocasião, Filho tratou do tema “O impacto da gestão para competitividade”.

De acordo com o presidente da Acibr, Halisson Habitzreuter, a associação já trabalha há mais de dez anos com esse modelo de evento, que é rápido e que “cabe no dia a dia das empresas”.

Os principais objetivos são fortalecer o network e fazer com que os empresários da região conheçam aqueles com quem fazem negócio, criando uma base mais sólida e unida para a classe. Paralelamente, a Acibr busca convidar palestrantes que abordem temas vividos pelos empresários em relação à economia da cidade e do país.

Boa gestão para gerar competitividade
A parceria com a Faculdade São Luiz possibilitou a vinda do professor, que abordou temas como a gestão estratégica e como ela pode melhorar a competitividade das empresas.

Ainda antes do almoço, o palestrante solicitou que os presentes acessassem um link – disponibilizado no telão – para responder algumas perguntas sobre suas empresas. Com as respostas do formulário, preenchido anonimamente, Filho poderia direcionar sua fala às necessidades e curiosidades dos empresários de Brusque e região.

Palestrante falou sobre gestão e competitividade | Foto: Ricardo Ranguetti

Para o professor, ser convidado para realizar essa fala em Brusque foi bastante importante: “A economia de Brusque é muito significativa para Santa Catarina, e ela está presente aqui neste evento, através de grandes empregadores e grandes visionários da classe empresarial”, afirma.

“Vivemos um momento de definição, não apenas na política do nosso país, mas, consequentemente, na economia. Estar aqui me deixa lisonjeado, mas também atento. Sempre temos algo a ensinar e algo a aprender”, diz Filho.

Em sua fala, o professor e consultor abordou a importância de uma boa gestão de empresas para gerar a competitividade. Segundo ele, são três os elementos necessários para que a empresa alcance uma boa gestão, seja em nível nacional ou internacional.

O primeiro deles é a definição e padronização de processos que impactam na qualidade dos produtos ou serviços; em seguida, menciona os projetos bem selecionados, afinal, as empresas não possuem recursos para investir em todos os projetos simultaneamente; e, por último, o fator humano.

“Ter recursos humanos, profissionais bem capacitados, especializados para fazer boa gestão de seus projetos”, pontua Filho. Para atingir esse nível de especialização, ele afirma que são necessárias formações técnicas, investimento em graduação e pós-graduação, a realização de benchmarking, que capacitam os profissionais parceiros da empresa.

“As mudanças na economia e no ramo empresarial são constantes e acontecem de forma muito rápida”, diz o presidente da Acibr, Halisson Habitzreuter. “Vemos várias empresas disruptivas mudarem todo o seu segmento, como a Uber, o Airbnb, por exemplo. Nós, como empresários, precisamos ficar antenados e nos adaptar às mudanças, que passam pela gestão e forma como administramos as empresas.”