2020: mais um ciclo que se inicia em Brusque

2020: mais um ciclo que se inicia em Brusque

Artigos
  • Por Artigos
  • 17/01/2020
  • 10:00
  • +A-A

Por Murilo José
jornalista e diretor de Comunicação da Prefeitura de Brusque

A ideia do Papa Gregório XIII, que fez as devidas correções solares e aplicou o chamado calendário gregoriano em substituição ao Calendário Juliano, é magnífica. A cada 365 dias, nós temos a oportunidade de começar tudo de novo.

Sim, isso nos dá esperança, fé, renovação e possibilita-nos planejar um outro ciclo. Alguém já falou que a vida é feita de recomeços, de expectativas e principalmente da já repetida palavra “esperança”.

Esperança vem do verbo esperançar, da ação de criar, planejar, estipular metas e tentar alcançá-las. Não devemos levar a tal palavra para o significado de “espera”, pois quem sempre espera não alcança. Temos que ir a luta, todos os dias, a cada amanhecer na busca de nossos sonhos e desejos.

Nós, o povo brusquense, sempre tivemos esperança e confiança em um mundo melhor. Seja nas superações das grandes enchentes, seja por dias melhores quando da chegada dos primeiros imigrantes, seja pelo aguardo das nossas festas e tradições como a Fenarreco, Fenajeep, Festival da Cuca e o tão amado desfile de 4 de agosto.

Começamos 2020 com mais de 134 mil habitantes e muitos indicadores que nos orgulham: estamos entre as melhores municípios com índice de governança, índice de desenvolvimento humano e lideramos, com orgulho, o levantamento que aponta Brusque como a cidade mais pacífica do Brasil.

O morador acorda cedo. Temos orgulho disso. Ele é acostumado a chegar nas fábricas, sejam as de tecidos, facções, metal-mecânica, além de toda nossa cadeia produtiva do comércio e da gastronomia. Dá um duro danado durante todo o dia. Porém, seu cansaço não o impede de uma gostosa caminhada pela Beira Rio no início da noite.

Este ano, a cidade vai ganhar a principal obra urbana de todos os tempos: o prolongamento da Margem Esquerda. Muito solicitada e aguardada por toda a sociedade, a nova Beira Rio vai desafogar o trânsito, melhorar a mobilidade e dar espaço a pedestres, ciclistas e esportistas, democratizando ainda mais a paisagem urbana. Essa, talvez, seja a maior esperança do governo de Brusque.

Porém, muito está por vir, em todas as áreas, sejam na Saúde, na Educação, na Assistência Social e Habitação. Na gestão do bem público, na criação de empregos e oportunidades, na prevenção da Defesa Civil, nas promoções da Cultura e do Turismo, nas grandes e pequenas obras públicas, que interferem e beneficiam nossa cidade.

2020 será um ano especial. Em agosto, a cidade completa 160 anos; e teremos ainda mais o que comemorar. Uma jovem senhora chamada Brusque, que se renova, se reinventa e que é a paixão de todos aqueles que aqui nasceram, ou escolheram ela para morar.

Nossa Esperança nesse novo ano é continuar construindo uma nova cidade a cada amanhecer.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo