20º Almoço de Ideias teve palestra sobre estratégia aliada à neurociência
Evento reuniu mais de 300 empresários em Brusque
Evento reuniu mais de 300 empresários em Brusque
Mais de 300 pessoas, entre empresários e autoridades participaram na manhã desta quinta-feira, 9, do 20° Almoço de Ideias, na Sociedade Esportiva Bandeirante. O evento é promovido pela Associação Empresarial de Brusque (Acibr) em parceria com o Colégio e Faculdade São Luiz e a ESIC Internacional.
“O evento é um sucesso, a quantidade de pessoas que estão nos prestigiando demonstra isso. O nosso almoço de ideias é voltado para o networking, proporciona um ambiente de negócios. Queremos que venham aqui e conheçam outras empresas e falem de eventuais negócios”, diz o presidente da Acibr, Halisson Habitzreuter.
Esta edição contou com a palestra do professor Luciano Miguel Salamacha e teve como tema “Estratégias, Negócios e NeuroEstratégia: um olhar para o futuro”.
O palestrante é formado em Direito, cursou MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), seguido de uma pós-graduação em Gestão Industrial, um mestrado em Engenharia de Produção e um doutorado em Administração.
“Eu participo de conselhos de administração e percebo todos os dias nas organizações que o grande problema está em reconhecer profissionais que eu possa acender a cargos de direção, de gerência, que tenham a capacidade de tomar uma decisão de maneira mais coerente”, diz Salamacha.
Durante a palestra, o professor mostrou para as pessoas o quanto o ser humano é suscetível a estímulos, o quanto é autoenganado e enganado pelos outros. O exercício serve para entender melhor o comportamento cerebral, para descobrir se está sendo refém de algum tipo de armadilha, seja por ego ou por excesso de medo.
“Em síntese a gente quis mostrar para os empresários que quanto mais eu conheço meu funcionamento cerebral, melhor a minha decisão dentro da empresa”, explica o professor.
Habitzreuter ressalta a importância da parceria com as duas organizações. “A nossa parceria com o Colégio São Luiz e a ESIC veio para trazer mais brilho para esse momento e o assunto é muito oportuno. Nos dias de hoje procuramos abordar um tema que é de interesse da alta gestão de qualquer empresa. As estratégias fazem parte do nosso dia a dia, faz parte das tomadas de decisões”.
“É uma forma de contribuir com o conhecimento diante de toda uma experiência na educação que temos e por isso também por estarmos em Brusque, oportunizarmos eventos desse nível”, diz o diretor do Colégio e Faculdade São Luiz, padre Claudio Marcio Piontkewicz.
O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Fabricio Zen, esteve presente no evento. “Me sinto honrado de participar. Eventos deste tipo sempre promovem essa troca de ideias. Muitas vezes a gente conhece pessoas mas não conhece a empresa que trabalha, então esse momento é importante para conhecer melhor que negócio elas fazem”, comenta.
O prefeito de Brusque, Jonas Paegle, marcou presença no 20º Almoço de Ideias e reforçou a importância do evento para a classe empresarial. “Ajuda a unir os empresários e os políticos e isso é fundamental. Fomenta as ideias e os pensamentos”.
Tanto o networking quanto a palestra instigam os negócios. “Isso vem somar perante a administração e as empresas também. A gente vê tantos empresários interessados e sabemos que conseguimos levar algo de bom”, diz o vice-prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke.
Parceria
A parceria da Acibr com a Faculdade São Luiz e a ESIC terá continuidade por meio da oferta de um curso sobre tomadas de decisões.
“É um curso completamente diferente de tudo o que as pessoas já viram. Vamos falar as decisões no ambiente da filosofia, da psicologia, da espiritualidade. É uma visão da integralidade do ser humano dentro das organizações”, explica Salamacha.
“Vai ser lançado nas próximas semanas e é interessante que vai possibilitar módulos internacionais à escolha do aluno. É um curso bem amplo que vai atender todas as empresas”, adianta o presidente da Acibr.