22 mil litros de chope já foram consumidos na 34ª Fenarreco
Expectativa é para aumento das vendas no segundo final de semana da festa
Até esta quinta-feira, 17, o público da 34ª Festa Nacional do Marreco, a Fenarreco, consumiu 22 mil litros de chope. Desse total, 17 mil foi da Germânia, marca oficial da festa.
De acordo com o encarregado geral da empresa, Cassiano Padilha de Barros, a Germânia trouxe 35 mil litros de chope de Vinhedo, São Paulo.
Para Barros, esta edição da Fenarreco está mais lucrativa do que a do ano passado. Estima que teve o crescimento de 15% das vendas no primeiro final de semana.
Apesar de ainda terem estoque, ele ressalta que mais 15 mil litros chegaram na noite desta quinta. “Neste final de semana, a gente espera uma venda bem expressiva e é por isso que estamos nos preparando com mais chope, para não deixar faltar”, conta.
A empresa disponibiliza cinco opções da bebida: Pielsen, chope com vinho, chope escuro, puro malte, sem álcool e sem glúten.
Além da Germânia, também estão presentes na festa outras três cervejarias, a Eisenbahn, a Dickel e a Zehn Bier.
A cervejaria a Eisenbahn, de Blumenau, oferece o chope Pielsen na Fenarreco. Segundo Barros, dos 6 mil litros que vieram, já foram consumidos 3 mil.
A Dickel, de Major Gercino, oferece as opções Ipa, Apa e Pilsen, e já foram consumidos mil litros. E da Zehn Bier, de Brusque, que oferece os tipos Weiss e Porter, também já foram consumidos mil litros.
Na parte de destilados, Barros estima que já tenham sido utilizadas 60 garrafas da vodka Kalvelage, de Botuverá, para fazer os variados tipos de coquetéis.
Para armazenar toda essa bebida, as empresas contam com dois contêineres, que são câmaras frias, de 40 pés cada. “O chope está sempre bem gelado, o foco é na qualidade, para todas as empresas”, diz.
Barros detalha o processo até a bebida chegar ao cliente. O chope passa pela chopeira e gela, em seguida passa por um pré-resfriador e gela novamente. Por fim, passa mais uma vez pela chopeira, que causa mais um resfriamento. O resultado é a bebida a 0ºC no copo.
Nesta edição da Fenarreco, são 50 colaboradores que atuam na área de bebidas. As vendas e consumos inicial às 11h e seguem até às 4h30, na madrugada.
Campanha já recolheu cerca de 40 mil copos biodegradáveis
Até esta quinta-feira, o total de 39.180 copos biodegradáveis foram retornados ao Ecoponto da Fenarreco, com a campanha Ganha Ganha.
A iniciativa, idealizada pela Litoral Eventos e Cervejaria Germânia, com apoio da Prefeitura de Brusque, já distribuiu 400 litros de chope. Isso significa que 1.306 tickets foram entregues.
De acordo com Barros, a intenção é reduzir o lixo no meio ambiente. “Um copo normal leva 100 anos para se decompor na natureza, um biodegradável leva dois anos e meio, o que é muito também. Então, a campanha vem para retirar o maior número de copos possíveis da festa”, explica.
Segundo ele, as unidades serão juntadas no fim da festa, vendidas para uma empresa de reciclagem e o dinheiro será doado para uma entidade filantrópica de Brusque.
Barros recorda que antigamente na festa muitos copos eram encontrados no chão. Problema que foi resolvido com a campanha. “O turista e o brusquense acolheram a ideia e está sendo um sucesso. A natureza agradece”, finaliza.
A Ganha Ganha continua até o fim da festa, neste domingo, 20. A cada 30 copos recolhidos, pode-se retirar um ticket de chope de 300ml no Eco Ponto.