2ª Jornada Brusquense de Enfermagem reúne mais de 100 profissionais

Evento teve como objetivo promover a valorização da profissão

2ª Jornada Brusquense de Enfermagem reúne mais de 100 profissionais

Evento teve como objetivo promover a valorização da profissão

A 2ª Jornada Brusque de Enfermagem, que aconteceu entre sexta-feira, 20 e sábado, 21, no teatro da Azambuja reuniu mais de 100 profissionais e estudantes da área. O evento foi realizado pelo Hospital Azambuja em parceria com a Secretaria de Saúde e o Senac.

Aconteceram diversas palestras, tanto de temas técnicos como assuntos relacionados ao processo de autoconhecimento e valorização da profissão.

A abertura da 2ª Jornada Brusquense de Enfermagem foi realizada na manhã de sexta-feira, 21, com a presença de representantes das instituições parceiras. Em seguida o público conferiu a primeira palestra da programação, com o tema ‘Nursing Now Brasil – posturas de autovalorização’, com a enfermeira Daniella Farinella Jora (Senac/SC e Coren/SC), também mediadora do evento.

Na oportunidade a enfermeira trouxe informações sobre o movimento Nursing Now, presente em mais de 80 países e que foi lançado no Brasil este ano, com o apoio do Cofen, bem como reforçou a necessidade de postura de autoavaliação da enfermagem.

Para a palestrante, a Jornada é um evento essencial, que agrega valor para a enfermagem brusquense. “São esses momentos que unimos todas as equipes de enfermagem que podemos atualizar, trocar experiências, debater, e pensar como podemos voltar para a nossa prática, no dia a dia, e melhorar nossos processos, para proporcionarmos melhores desfechos para os pacientes”, completou.

A segunda palestra da Jornada trouxe “O segredo da motivação profissional”, ministrada pela terapeuta comportamental e escritora, Genice Suavi. No período da tarde, foi abordado o tema “Valorização da Enfermagem na urgência e emergência”, apresentado pela enfermeira Aline Fagundes Cunha (Samu).

A seguir, foi a vez de falar sobre “Os desafios atuais no processo de trabalho da enfermagem para a valorização de reconhecimento”, abordado pela enfermeira Dra. Elaine Forte (Aben/SC). Para finalizar o primeiro dia da Jornada, a enfermeira Daniela Mafioletti Floriano (empresa Fufa/SC) trouxe como temática “Desafios da enfermagem para manutenção da integridade da pele”.

No sábado, 21, o evento iniciou com a palestra “Segurança do paciente nos hemocomponentes”, apresentada pelo hematologista Fábio Benedetti. Em seguida foi a vez do coaching Daniel Reichter abordar o tema “Em busca do Eu para o encontro com o Outro”, que encerrou a programação.

Valorização aos colaboradores

De acordo com a enfermeira Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) do Hospital Azambuja, Geisiane Sousa Braga, por ser considerada a maior mão de obra de trabalho no Sus no Brasil, há necessidade de cada vez mais de se falar sobre a enfermagem, valorizar os profissionais, promover interação e o empoderamento da mesma, que tem grande importância no campo de trabalho e na vida da comunidade de forma geral, na prevenção, recuperação e reabilitação.

A enfermeira também ressaltou a preocupação constante do Hospital Azambuja em oferecer momentos de reflexão e capacitação de seus colaboradores, neste caso, através da jornada.

Da mesma forma, o administrador do Hospital Azambuja, Evandro Roza destacou o apoio do hospital ao evento, bem como da preocupação na atualização de seus profissionais.“Desde o ano passado, com a primeira edição da Jornada, tivemos a iniciativa das capacitações, assim como o próprio Núcleo de Saúde da ACIBr que tem buscado essa qualificação profissional, já que em Brusque se tem a preocupação de especializar os profissionais, principalmente na área da saúde”.

Parcerias de sucesso

A coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Ariane Beatriz Costa Fischer, falou sobre o papel da jornada na capacitação dos profissionais como um todo, através da variedade de palestras oferecida no evento. “Temos ouvido muito sobre os profissionais que adoecem, por não serem valorizados, por terem dupla e até tripla jornada. Então trouxemos assuntos que estão sendo discutidos no mundo, no estado e no país, buscando melhorias e o que pode ser feito para aliviar o estresse da profissão que envolve esses profissionais”.

A diretora do Senac Brusque, Ana Cristina Heil Belli também esteve na abertura do evento e destacou a importância da união das entidades para a formação continuada dos profissionais, por meio da jornada. “É uma oportunidade de estarmos com os nossos parceiros, sendo um diferencial, atualizando os profissionais sobre informações da área, para nossos professores e alunos. É um momento e parceria muito importante para nós, que apostamos e apoiamos muito nesse evento”, comentou.

A 3ª edição da Jornada de Enfermagem está prevista para o segundo semestre de 2020.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo