X
X

Buscar

2º Desfile do Vinho mantém viva a tradição italiana em Guabiruba

Ação faz parte da divulgação da Festa Italiana, que acontece em março

Aconteceu em Guabiruba na manhã deste sábado, 9, a segunda edição da Sfilata del Vino, o Desfile do Vinho, em português.

Ao som de música e danças típicas, cerca de 150 pessoas, entre integrantes da associação e famílias de descendência italiana, percorreram os bairros Imigrantes, Centro e Pomerânia, e distribuíram mais de 100 litros de vinho aos moradores que prestigiavam a passagem.

A atividade é uma ação para divulgar a 9ª Festa Italiana, que acontece dia 16 de março, no Oratório Santo Antônio, no bairro Lageado Alto, em Guabiruba.

Cerca de 30 carros ornamentados participaram desta segunda edição do Sfilata del Vino, o que mostra o crescimento do evento. O desfile também contou com a presença de cerca de nove famílias descendentes de italianos.

“Cada um preparou um pouco da sua história, do que a família trabalhou, a agricultura principalmente, que os colonos italianos trabalhavam muito na roça e tem carros com serraria também. Cada um trouxe um pouco daquilo que os seus antepassados viveram”, conta o organizador do evento, Amilton Stedile.

O vinho distribuído para a comunidade é da vinícola Rubik, de Major Gercino. Entretanto, Guabiruba também tem um produtor de vinho, embora seja caseiro.

Rubens Stedile, morador do bairro Lageado Alto, produz o vinho San Lorenzo. A atividade começou numa brincadeira, para ter vinho em casa e hoje ele vende a bebida para amigos e familiares. “Na realidade eu não tenho uma vinícola, eu tenho um vinho que coloquei o nome do meu falecido nono, que era Lorenzo, e eu coloquei San Lorenzo”.

Cultura viva
A maioria dos descendentes de italianos se instalou no bairro Lageado Alto. Aparecida Ponticelli Schlindwein nasceu no local, mas hoje mora no Centro. Desde criança ela convive com essa cultura, já que seus pais vêm de família italiana.

Casada com um descendente de alemães, Aparecida conta que ainda assim mantém viva as raízes italianas em sua casa. Ela e o marido falam em italiano e suas duas filhas entendem o idioma, mas respondem em português porque não dominam a pronúncia.

Além disso, as refeições são repletas de comidas típicas como polenta, tortéi, macarrão e fortaia.

No ano passado, Aparecida também participou do desfile e neste ano não poderia deixar de desfilar. “Pra mim é tudo, é uma honra. Hoje eu estou aqui representando a família do meu falecido avô, o Felício Stedile e a minha avó, que ainda vive. É uma alegria muito grande”.

Danzila Molinari também e descendente de italianos e estava prestigiando o evento. Ela conta que a família mantém algumas tradições, como falar italiano.

A moradora disse que o desfile deste ano foi bem criativo e considera que a ação “é uma forma de não se perder essa força da tradição”.

Desfile e festa promovem o turismo
A presidente da Associação Visite Guabiruba (Avigua), Rosemari Glatz, vê no desfile e na Festa Italiana a oportunidade de trazer turistas até a cidade no verão.

“Você tem um turista, que hoje está no litoral, por exemplo, que pode estar em Guabiruba prestigiando este momento tão importante, que é de uma riqueza que não dá nem para descrever, a questão da cultura, dos valores”, diz.

Para os próximos anos, a expectativa é que a festa seja de dois dias e não de um dia só como acontece atualmente.

9º Festa Italiana
A festa italiana acontece no dia 16 de março de 2019, no Oratório Santo Antônio, bairro Lageado Alto, em Guabiruba.

A expectativa é receber cerca de 3 mil pessoas. Na local haverá almoço ou jantar típico, no valor de R$ 35 por pessoa. Os cartões são vendidos apenas antecipadamente e podem ser adquiridos no site One Ticket ou na loja Stedile Materiais de Construção, na rua Brusque, 1261, no Centro, em Guabiruba.

Confira a programação da festa:
10h – Abertura oficial da Festa com santa missa em italiano
11h30 às 13h30 – Almoço típico italiano
12h – Início do Filó Italiano com apresentações culturais
18h30 às 20h30 – Jantar típico italiano
19h – Competições italianas
19h30 – Apresentação de dança do grupo Folk Trentino di Rodeio
20h – Show da Pisa da Uva
20h30 – Baile com a banda Família Paganini