2º Tabelionato de Notas de Brusque está fechado para transmissão de acervo
Cartório reabrirá na sexta-feira
O 2º Tabelionato de Notas de Brusque – antigamente conhecido como Cartório W. Souza – está fechado desde a tarde desta terça-feira, 6.
De acordo com o comunicado afixado na porta do estabelecimento, o expediente continuará interrompido nesta quarta e quinta-feira. O tabelionato volta a funcionar normalmente na sexta-feira, 9.
O motivo da transmissão de acervo não é conhecido. O comunicado na porta apenas informa que é resultado de um processo judicial. O jornal O Município não conseguiu ter acesso ao conteúdo da ação.
Segundo a portaria 104/2019/DF, de terça-feira, 6, João Paulo Montibeller havia sido indicado interinamente para responder pelo cartório em 19 de janeiro de 2018.
A portaria revogou a designação de Montibeller para o cargo. Além disso, ela indicou a funcionária Jussara Sbardelati, que já trabalha no cartório, para ficar como responsável até que a vaga de titular seja preenchida legalmente.
Uma nova portaria deve ser publicada nos próximos dias, na qual constará os motivos para a transmissão de acervo.
Desmembramento
O 2º Tabelionato de Notas de Brusque tem como titular atualmente Montibeller. Até 2015, o cartório atendia também protestos de títulos, além de notas, contudo, naquele ano houve um desmembramento.
No atual endereço, em frente ao Tri Hotel (antigo Innovare), ficou o 2º Tabelionato de Notas, enquanto que no edifício Duo Office foi instalado o novo 2º Tabelionato de Protestos de Títulos.
Histórico
Desde o ano passado, outros dois cartórios de Brusque passaram por procedimentos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC). Em novembro de 2018, o Ofício de Registro de Imóveis passou por intervenção e permanece com esse status até hoje.
Já em março deste ano foi o 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos (Cartório Gevaerd) que passou por mudanças. Após processo judicial, a ex-titular foi afastada e uma interina assumiu.
O Cartório Gevaerd também ficou fechado por alguns dias para a transmissão do acervo, tal qual o que ocorre agora com o 2º Tabelionato.