X
X

Buscar

Brusque volta a participar de competição em busca do tetra

AD Brusque tenta voltar a conquistar título do Sul-Brasileiro após mais de dez anos

Depois de quatro anos fora da Copa Sul-Brasileira de Basquete, Brusque volta a participar da competição. Os atletas da AD Brusque têm agora a responsabilidade de trazer o quarto título para a cidade. Na época em que o basquete era representado pela Sociedade Esportiva Bandeirante, foram três troféus seguidos, em 2001, 2002 e 2003. Desde então, Brusque nunca mais ergueu a taça.

Ao conquistar o primeiro lugar em 2003, a cidade ostentou o maior número de troféus de ouro do Sul-Brasileiro. Como estacionou nas conquistas, Joinville ultrapassou com folga, e hoje é a cidade mais vezes campeã: São sete canecos ao todo.

O coordenador esportivo, Zurico Frota, justifica que a cidade ficou fora da competição por quatro anos devido ao custo das despesas com viagens. “Ano passado, por exemplo, foi em Caxias. Não fomos, pois não havia verba suficiente. Este ano, como será em Balneário Camboriú, vamos aproveitar para participar”. A cidade do litoral foi selecionada para sediar a Copa Sul-Brasileira devido aos 100 anos de história do basquete catarinense.

Competição e treino
Frota reconhece a importância de voltar a ganhar o título, mas admite que a competição é também é vista como um treinamento para os desafios maiores que virão pela frente. “É importante para que possamos dar ritmo à nossa equipe. São jogadores que ainda precisam de entrosamento. Estamos a pouco mais de um mês dos Jasc, e queremos realizar um bom desempenho na competição”.

Partidas oficiais não faltam para entrosar os atletas da AD Brusque. Pelas contas de Frota, com os jogos do Estadual, Sul-Brasileiro e o regional dos Jasc, em Pomerode, os brusquenses podem chegar a 17 partidas oficiais em 30 dias. A AD Brusque estreia no regional de Pomerode no dia 19, contra Balneário Camboriú.

O coordenador esportivo considera que o Sul-Brasileiro serve como boa preparação para os Jasc por contar com equipes de fora do Estado. “Acabamos jogando sempre com os mesmos times dentro de Santa Catarina, de maneira que conseguimos prever as jogadas adversárias. O Sul-Brasileiro trará novas situações aos nossos jogadores”, explica.

A estreia da equipe será diante dos Titãs (PR), às 19h. Seis equipes participam durante os quatro dias de duelos. De Santa Catarina, Balneário Camboriú e Brusque lutam pelo título. Titãs e Círculo Militar representam o Paraná. O Rio Grande do Sul também terá duas equipes: Sogipa e Caxias do Sul.

Para a competição, o time brusquense terá apenas dois desfalques. Vitor segue se recuperando de lesão, enquanto Bóris sentiu uma fisgada na perna e também está fora.

‘Tiro curto’
A Copa Sul-Brasileira é uma competição de tiro. Os times foram divididos em dois grupos de três. Caso vençam o primeiro confronto contra Titãs, os atletas da AD Brusque jogam contra Sogipa no sábado. Se perderem, o duelo também será contra Sogipa, porém na sexta-feira. Com os resultados, serão definidos os finalistas. As equipes que mais pontuarem em suas chaves farão a grande final no domingo. Os dois times quem ficarem em segundo lugar nos grupos duelam entre si pelo terceiro lugar, também no domingo. Quem ficar na última colocação após as duas partidas da fase de grupos está eliminado.

Equipes participantes da Copa Sul-Brasileira
Grupo A

AD Brusque/FME/Unifebe/A Italianinha/Atlântica/Aradefe (SC)
Sogipa (RS)
Titãs (PR)

Grupo B

Balneário Camboriú (SC)
Círculo Militar (PR)
Caxias do Sul (RS)

Fase de grupos
Data – Hora – Local – Equipes

Quinta – 19h – Balneário Camboriú – AD Brusque x Titãs
Quinta – 20h30 – Balneário Camboriú – Balneário Camboriú x Caxias do Sul
Sexta – 19h – Balneário Camboriú – Sogipa x Perdedor 1º jogo
Sexta – 20h30 – Balneário Camboriú – Círculo Militar x Perdedor 2º jogo
Sexta – 14h30 – Balneário Camboriú – Vencedor 1º jogo x Sogipa
Sexta – 16h – Balneário Camboriú – Vencedor 2º jogo x Círculo Militar

 

Final
Data – Hora – Equipes
Domingo – 9h30 – 2º lugar chave A x 2º lugar chave B (disp. 3º lugar)
Domingo – 11h – 1º lugar chave A x 1º lugar chave B (disp. 1º lugar)