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38ª Pronegócio termina com aumento de clientes e pedidos para os próximos três meses

No entanto, houve queda de 15% nas vendas em relação a última rodada Outono/Inverno

A 38ª Pronegócio, maior rodada de negócios de confecção do Brasil, realizada em Brusque esta semana, de 11 a 15 de janeiro, chega ao fim com um saldo positivo com relação ao número de clientes: 10% a mais de compradores participaram desta edição.

Realizada pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região, em parceria com o Sebrae-SC, a 38ª Pronegócio contou com a presença de clientes de diversas partes do Brasil, que conferiram de perto as coleções apresentadas por 180 empresas de Brusque e região.

Para o presidente da AmpeBr, Luiz Carlos Rosin, a avaliação do evento é positiva por vários aspectos, entre eles a inovação dos produtos. Além disso, outro fator importante foi o aumento no número de compradores em 10%. “Fizemos o acompanhamento dos eventos que ocorreram em São Paulo, como a Couromoda, Fenin Fashion e a São Paulo Prêt-à-Porter e as informações que tivemos do resultado dos eventos é que foram desanimadores. A única que foi sucesso foi a Couromoda. Com isso, para um mês de janeiro, avaliamos que a 38ª Pronegócio foi a maior do Brasil em termos de feira. Tivemos, nos cinco dias do evento, uma grande movimentação de negócios, com clientes de todo Brasil, e isso nos fortaleceu muito”, enfatiza Rosin.

Queda nas vendas

O objetivo da 38ª Pronegócio era alcançar pelo menos os mesmos números da rodada de Outono/Inverno 2015. O que não aconteceu, segundo o presidente. “Ficamos 15% abaixo nesse quesito. Alcançamos 900 mil peças comercializadas, o que é um número bastante grande. Diante do problema econômico do país, os negócios realizados aqui nos deixam um pouco tranquilos, já que as empresas participantes saem da rodada com pedidos para dois ou três meses de produção”, analisa.

Outro fator observado pelo presidente foi a cautela dos clientes no fechamento dos pedidos. “Dos compradores que aqui estiveram praticamente nenhum passou de R$ 1 milhão em compras. Diferente de outras rodadas que compravam até R$ 3 milhões. Tivemos um grande número de compradores que fizeram compras menores. Isso quer dizer também que eles vieram com ressalvas e insegurança diante do mercado. 900 mil peças pode não ser o melhor número, mas foi um número muito bem trabalhado e é bastante expressivo, o que dará com certeza uma boa produção para as empresas nos próximos meses”, avalia.

Avaliação dos clientes e fabricantes

Os clientes que participaram da 38ª Pronegócio avaliam o evento de forma positiva. Ademir José da Costa, que possui quatro lojas, veio de Maringá (PR) pela primeira vez na rodada, após o convite da diretoria da AmpeBr durante uma viagem de prospecção. “Foi proveitoso. Vimos muita variedade de produtos. Como trabalhamos com a linha infantil e juvenil, além da boa qualidade, os preços também estavam bons. Com certeza vou vir nas próximas edições, para passar a semana toda aqui e convidar amigos também para participarem”, declarou ele, que acredita que os produtos adquiridos na rodada devem representar cerca de 30% das vendas em suas lojas.

Da mesma forma a compradora Maria Tereza Zerbine, de Indaiatuba (SP) fez questão de participar da 38ª Pronegócio. Ela, que há dez anos já frequenta as rodadas da Ampebr, mais uma vez garantiu os produtos para sua loja. “Se eu não venho para a rodada, os produtos daqui fazem muita falta. Então sempre viemos, tanto para adquirir produtos femininos e masculinos, como infantil, a partir de agora. Em São Paulo tem muitos produtos, mas os que encontramos aqui tem um diferencial em termos de malharia, em especial, que é muito bem elaborada. Vale a pena participar e em maio estaremos aqui novamente”, acrescenta a lojista.

Próxima rodada
A Ampebr realiza a 39ª Pronegócio de Primavera/Verão 2016 de 9 a 13 de maio, no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, em Brusque.