3ª etapa do Campeonato Catarinense de Boxe agita Arena Brusque
Evento que ocorreu no sábado, 4, na Arena Brusque mostrou que modalidade ainda atrai público
O lutador corpulento de mais de 90 kg caiu estatelado no ringue, com os olhos desnorteados e as pernas para o ar. O estrondo do corpo batendo no chão só foi abafado pela vibração da torcida que apoiava o vencedor da luta. Em menos de três minutos, o combate estava resolvido e o pugilista brusquense Gustavo de Souza foi declarado ganhador e campeão da 20ª luta da 3ª Etapa do Campeonato Catarinense de Boxe Olímpico, que ocorreu no sábado, 4, na Arena Brusque.
A luta entre Souza, da equipe Boxe Artmann, e Alexandre Quadras, da equipe Sérgio Oliveira, de Joinville, pela categoria masculino elite acima de 91 kg, começou estudada. Os dois pugilistas se mantiveram afastados, porém, após pouco tempo Souza soltou seu ímpeto para cima de Quadras. A cada golpe, a torcida, que compareceu em bom número, incentivava ainda mais o brusquense. Antes do fim do primeiro round o confronto estava decidido, com o único nocaute (KO) da noite.
“Eu vim para derrubar no primeiro round, e graças a Deus consegui”, disse o eufórico Souza depois da luta. Esta foi a sua primeira luta oficial, após quatro anos praticando boxe. Michel Artmann, treinador de Souza, ratificou aquilo que até mesmo o mais ingênuo espectador havia notado: foi a melhor luta da noite.
Artmann também organizou esta etapa do campeonato catarinense por meio da sua equipe, a Boxe Artmann, e declarou ter ficado satisfeito com o resultado. Foram 20 lutas que duraram, juntas, mais de cinco horas. O nível foi alto e a presença de público – a entrada era um quilo de alimento – boa. “Dá para ver que o pessoal gosta do boxe, que o boxe não está morto, porque foi um evento pouco divulgado, com poucos recursos, e mesmo assim o pessoal veio”, disse. A Boxe Artmann participou do campeonato com oito atletas, além deles, outros pugilistas de várias cidades comparecerem, e também da equipe brusquense Upper Boxe.
Avanildo dos Santos, de 19 anos, era um destes atletas da Artmann. Ele venceu o seu oponente na categoria masculino elite 52kg por nocaute técnico – que é quando o lutador recebe seguidos golpes e o juiz encerra o combate. Santos pratica boxe há oito meses e neste período já acumula dois vice-campeonatos no campeonato catarinense e na Copa LisoBoxe, de São Paulo. “É um bom começo de carreira, mas ainda não atingi o meu objetivo, quero continuar evoluindo”, disse enquanto descansava da sua luta e torcia para os colegas de Boxe Artmann.
Com dois lutadores se destacando, além de outros talentos que lutaram na Arena no sábado, Michel Artmann se mostra confiante no desempenho de seus pupilos. A próxima etapa do Campeonato Catarinense de Boxe Olímpico está marcada para o dia 11 de agosto, em Florianópolis.