40% das mortes no trânsito de Brusque em 2021 aconteceram em novembro e dezembro; veja números

Ao total, cidade teve 20 óbitos, mesmo número de 2020

40% das mortes no trânsito de Brusque em 2021 aconteceram em novembro e dezembro; veja números

Ao total, cidade teve 20 óbitos, mesmo número de 2020

Em 2021, Brusque igualou o número de mortes no trânsito comparado ao ano anterior – 20 -, mas quase metade delas aconteceu nos últimos dois meses. Foram três vítimas fatais em novembro e mais cinco em dezembro, o mês mais violento do ano que passou.

“No estado como um todo, a gravidade dos acidentes de trânsito aumentou nos últimos meses. Infelizmente, igualamos a marca do ano passado, mas, se compararmos com a história de Brusque, quando já tivemos 34 óbitos, é um número bem menor, com uma frota e uma população bem maior”, analisa o comandante do 18° Batalhão de Polícia Militar (18 BPM) de Brusque, o tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho.

Perfil das vítimas

Otávio destaca que, apesar do número de mortes ter se repetido pelo segundo ano consecutivo, o perfil das vítimas mudou. Em 2020, 16 das 20 mortes no trânsito de Brusque foram de motociclistas. No ano passado, foram dez.

A maioria dos mortos no trânsito de Brusque tinha entre 19 e 40 anos (14). A cidade ainda registrou dois óbitos de menores de idade e dois de idosos.

Análise

Apesar do número igual de mortes, Otávio considera que o trânsito foi menos violento em 2021 comparado a 2020. “Levando em conta que a frota, a população e o movimento aumentam a cada ano, podemos dizer que 2021 foi menos grave do que no ano anterior”.

Ele destaca que, apesar do número de mortes não ter crescido, é possível diminuir ainda mais essa triste estatística. O comandante da PM lembra que, em 2013, foram 15 óbitos no trânsito de Brusque

“Foi quase um “milagre” no trânsito em 2013. Esperamos que 2022 seja bem diferenciado. Para isso, basta cada cidadão fazer seu papel no trânsito, seja na função de pedestre, ciclista, motociclista, motorista de carros e veículos pesados. Temos que ter maior consciência no trânsito e respeitar a legislação para que seja mais pacífico e seguro”.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo