4ª Freudenfest reúne cerca de 12 mil pessoas

125 barracas foram montadas para a Festa dos Amigos que ocorreu nesse sábado, 30

4ª Freudenfest reúne cerca de 12 mil pessoas

125 barracas foram montadas para a Festa dos Amigos que ocorreu nesse sábado, 30

O estacionamento do pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof ficou pequeno para receber os 125 grupos de amigos da Freundenfest. Em sua quarta edição, a festa reuniu pessoas de todas as idades e regiões no sábado, 30, das 9h às 17h. Com o lema “amigos reunidos em um dia de muita animação, chope e diversão”, cerca de 12 mil festeiros passaram pelo local.

Um dos organizadores do evento, Ricardo Ulrich, ressalta que a festa é a oportunidade ideal para reunir amigos distantes. “Há muitas pessoas que não se encontram durante o ano inteiro e na festa ele podem se reencontrar, conversar e se divertir”. Participantes desde a primeira edição, o grupo “Turma do DNA” valoriza o encontro e apoia a confraternização. São 16 integrantes dispostos a atravessar o dia comendo, bebendo e dançando. “Estamos aqui pela alegria e pela confraternização”, diz Junior Hofmann, um dos cozinheiros do grupo – responsável pelo entrevero.

Mais de 130 litros de cerveja refrescaram os 72 amigos do “Hadouken” durante as oito horas de festa. O nome do grupo surgiu a partir do desenho animado e jogo de videogame “Street Fighter”. Nele, os lutadores liberam, uns contra os outros, uma espécie de bola de fogo. Para liberá-la, o personagem grita “Hadouken”. “Nós quatro – organizadores – assistíamos o desenho, então escolhemos esse nome e o restante do grupo aprovou”, explica Gabriel José Dognini.

Segundo o talhador de tecidos, o grupo se reúne todos os sábados. Praias e sítios são os destinos preferidos. “É muito legal ter esse espaço para nos reunirmos. Além dele, durante os sábados sempre buscamos alguma atividade diferente”, diz Gabriel. O “Hadouken” é formado por colegas de trabalho, amigos e família.

Beber, comer, rir e confraternizar. É por essa razão que o grupo do Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque (Ceab) se encontra na Freundenfest desde a primeira edição. Os amigos são formados pelos profissionais associados ao clube e por seus familiares. “Trazemos esposas, filhos e netos para esse dia especial. É tudo muito animado”, conta Murilo Cecconello, um dos responsáveis pelo grupo. Além dos espetinhos, 40 caixas de cerveja animaram os 60 integrantes.

Festa engajada

Este ano, os organizadores da Freundenfest também se preocuparam com o lado social. Em parceria com o Lions Clube de Brusque, a festa arrecadou alimentos e materiais de limpeza. “É uma obrigação um evento deste porte pensar no lado social. Com as doações podemos ajudar pessoas necessitadas durante meses. Esperamos que doar se torne um hábito dos participantes da festa”, afirma Nei Ferreira, um dos organizadores.

De acordo com o presidente do Lions Clube, Dario Tavares Bina, a expectativa era arrecadar em torno de uma tonelada de alimentos e materiais de limpeza. “Queríamos arrecadar cinco toneladas, mas como é a primeira vez que estamos fazendo, já está de bom tamanho. Com o passar dos anos, o pessoal vai se acostumar a doar”, diz. As doações serão destinadas ao Lar de Idosos do Lions Clube e a Comunidade Bethânia, de São João Batista.

>> Confira as imagens da festa na galeria de fotos

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo