50º edição da Pronegócio atrai empresas de todo o Brasil e do exterior

Qualidade dos produtos e organização motiva a vinda de empresários até Brusque em busca de tendências

50º edição da Pronegócio atrai empresas de todo o Brasil e do exterior

Qualidade dos produtos e organização motiva a vinda de empresários até Brusque em busca de tendências

Nesta segunda-feira, 19, começou a 50ª Pronegócio, no pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof, em Brusque. Considerada a maior rodada de confecção do país, o evento segue com a edição histórica até sexta-feira, 23, e apresenta as coleções do Alto Verão 2019-2020.

Nesta edição, está confirmada a presença de cerca de 350 empresas compradoras de todo o país. São empresários que vêm até Brusque para investir em produtos da confecção têxtil local.

Muitos deles são veteranos no evento. É o caso do empresário na área de confecções e calçados Artemio Copetti, de 70 anos, da Pittol Calçados, que participa desde a primeira edição.

A diversidade de mercadorias em apenas um local motiva Copetti a vir de Chapecó investir entre R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão a cada edição. São 180 fabricantes de Santa Catarina presentes no evento. “Fica prático para abastecermos os 14 estabelecimentos”, explica.

Luiz Antonello

Para ele, a distância facilita a presença, além de também estar contribuindo para o desenvolvimento do estado, pois são produtos locais.

Também é o caso do empresário varejista Luciano do Carmo Garcia, 45, que veio de Votorantim (SP) para reabastecer o estoque com produtos locais.

O empresário é participante da Pronegócio há 12 anos e normalmente investe em torno de R$ 180 mil a R$ 220 mil a cada edição.  “A negociação muitas vezes é direta com o dono da confecção e foge do mercado paulista, acaba variando”, explica.

Garcia destaca a praticidade e dinamismo da Pronegócio, que para ele não é uma feira convencional. “Os vendedores estão sempre melhorando e buscando tendências de fora. Antenados com a moda, além de atenciosos e sempre indicando o melhor”, avalia.

Organização em destaque

Dividida em quatro edições anuais, duas para as coleções de verão e duas para as do inverno, a Pronegócio é realizada pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), em parceria com o Sebrae-SC.

Copetti avalia que a qualidade dos produtos e do evento melhorou desde que começou a participar. “O atendimento da Pronegócio também. A eficiência das entregas e dos produtos continua melhorando”, conta.

O reflexo da qualidade é explicado pelo presidente da AmpeBR, Ademir José Jorge. Para ele, a organização e a tecnologia, com sistema próprio de gerenciamento, impacta em um evento que atrai compradores de diversos locais.

“O comprador analisa o perfil que ele quer negociar. Não tem assédio, pois não é uma feira comum, apenas com estandes. Aqui, o comprador está tranquilo e seguro”, conta.

Luiz Antonello

Ademir observa que o modelo da Pronegócio está dando certo, em outros eventos os compradores são empurrados para dentro dos estandes, sem ao menos ter interesse no produto oferecido. “Aqui, o comprador escolhe a fábrica que ele quer negociar”, ressalta.

Busca pela qualidade

Cerca de 30 empresas da América do Sul e Central participam da 3ª Rodada Internacional de Negócios, que ocorre paralelamente ao evento.

São compradores do Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México e Paraguai. Deste último, vem o empresário do ramo têxtil Ivann Solalinde, 24. Ele participa do evento há dois anos, e costuma investir em torno de R$ 1 milhão em produtos por edição.

“A qualidade da roupa brasileira é muito boa. Aqui encontro muitas pessoas honestas, que consigo até fazer negócios por telefone ou pelo Whatsapp”, conta.

Luiz Antonello

Segundo Ademir, além do evento, a AmpeBR investe na qualificação dos vendedores locais, com palestras, workshops e oficinas durante o ano. “Para termos uma cadeia têxtil fortalecida e fazer os compradores virem até Brusque, é necessário ter um produto de qualidade”, aponta.

Para ele, o ramo têxtil brasileiro é muito concorrido, o que cria a necessidade das empresas locais estarem cada vez mais preparadas para atrair lojistas de todo o país.

Solalinde avalia que o evento melhorou desde a primeira vez que participou. Além de notar o crescimento da quantidade de fábricas e empresários presentes nas edições.

Para se inscrever ou ter mais informações sobre o evento, basta acessar o site da AmpeBR (ampebrusque.com.br)

Programação intensa

Nesta terça-feira ocorre o Desfile de Moda Alto Verão 2019/2020. Na ocasião vão ser apresentadas cerca de 120 looks, feitos pelas empresas que participam da rodada.

Com o objetivo de apresentar as tendências da estação, o evento acontece no Clube Santos Dumont.

Além disso, às 19h desta quarta-feira, 21, está programada uma palestra com a estilista Renata Abranchs. Será no pavilhão de eventos e vai trazer o tema “Friozinho 2020”, com um bate-papo sobre tendências do próximo inverno.

Feito em parceria da AmpeBr com a Thomzen Bureau Créative, a palestra é voltada para compradores e fabricantes. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser realizadas pelo Sympla.

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