Se você procura por dicas de processo seletivo, saiba que a preparação para a vaga começa antes do momento da sua candidatura. Isto é, antes de enviar seu currículo ou até mesmo carta de apresentação para empresa, faz-se necessário fazer uma boa pesquisa.

Ou seja, essa pesquisa inclui informações ou palavras-chaves que podem fazer toda a diferença na sua candidatura e contratação. E ainda vão além desses momentos e podem te ajudar no momento final da entrevista de emprego.

Nesse sentido, todos os recursos que você tem em mãos podem ser úteis. Desde o seu smartphone, com informações salvas e protegidas por softwares como o Wondershare MobileTrans, até o seu currículo atualizado.

Assim, reunimos algumas dicas de processo seletivo que podem te ajudar a chegar até à contratação oficial. Confira!

1. Monte um bom currículo

Uma das primeiras dicas de processo seletivo está na elaboração de um bom currículo.

Afinal, essa é a sua porta de entrada para prosseguir até o seu objetivo final: a tão sonhada contratação. Sem um currículo que consiga destacar as suas habilidades e competências, ou que chame a atenção dos recrutadores, suas chances se tornam mais difíceis.

Por isso, lembre-se de ter atenção redobrada antes de enviar seu currículo. Uma boa dica para currículos é reunir informações como:

  • Dados para contato.

  • Objetivo ou perfil profissional.

  • Formação acadêmica.

  • Experiência profissional.

  • Competências e habilidades.

  • Cursos e atividades extracurriculares.

 

O ideal para ter um bom currículo é estruturá-lo de acordo com os requisitos da vaga ou cargo oferecido.

Imagem de Drazen Zigic no Freepik
Imagem de Drazen Zigic no Freepik

2. Seja verdadeiro com o que compartilha

Desde a elaboração do currículo, já é importante que você seja transparente e traga informações verdadeiras.

Por exemplo, na seção de dados para contato é indispensável colocar opções válidas e ligadas a sua vida profissional. Não é recomendado nesses casos adicionar o número fake para WhatsApp ou e-mails com nomes impróprios.

O mesmo deve ser feito ao ser contatado pela equipe de recrutamento ou durante uma entrevista. Afinal, seu comportamento nesse momento será levado mais em conta do que somente os dados técnicos colocados na hora da sua candidatura.

Assim, uma das dicas de processo seletivo é ter cuidado ao compartilhar informações que sejam verdadeiras.

3. Observe todos os detalhes da vaga antes da contratação

Também é muito importante que ao buscar por dicas de processo seletivo você não esqueça de observar cada detalhe da vaga oferecida.

Por exemplo, lembre-se de avaliar as habilidades e competências exigidas, a remuneração, a forma de contratação e as horas de trabalho. São tópicos fundamentais que não devem ser deixados para serem discutidos ao final do processo.

No caso das habilidades, um bom exemplo é pensar numa vaga de técnico de assistência para dispositivos móveis. Será preciso saber configurar funções do WhatsApp iPhone para Android, verifique se você sabe utilizar os recursos desses sistemas ou se também terá condições de aprender depois de ser contratado.

4. Saiba onde encontrar vagas

É importante começarmos as dicas de processo seletivo logo pelo momento da busca de vagas. Muitas vezes esse pode ser um dos momentos mais desafiadores. Porém, não existe uma resposta única ou certa ao procurar por emprego.

Pelo contrário, cada dia mais é preciso estar de olho nas novas maneiras de encontrar vagas. Assim, também é ideal se cadastrar em plataformas de emprego e redes como o LinkedIn.

Não são raros os casos de candidaturas que são feitas de forma conjunta. Ou seja, o anúncio da vaga é feito pelo LinkedIn, mas a conclusão deve ser feita na plataforma parceira da empresa contratante.

Imagem de Freepik no Freepik
Imagem de Freepik no Freepik

5. Estude sobre os objetivos e metas da empresa contratante

Essa é uma das dicas de processo seletivo que pode parecer não tão importante quanto às outras já citadas. Porém, na prática o resultado é diferente.

Afinal, como se preparar para uma entrevista se você não sabe nada sobre a empresa que está do outro lado? Ou até ter que escrever um bom currículo sem saber o que é valorizado pelos recrutadores?

Seria muito mais difícil e você muito provavelmente teria que inventar fatos incorretos. Por isso, ao pesquisar sobre a empresa contratante fica mais fácil se sentir preparado para a entrevista ou aumentar suas chances de avançar nas etapas da vaga.

Isso também demonstra como você se interessou em conhecer mais a fundo os objetivos da empresa e quer fazer parte das suas metas futuras.

Muita gente cria conversas consigo mesmo no WhatsApp para salvar todos esses dados e fazer consultas rápidas antes da entrevista. Vale até pesquisar como proteger o seu WhatsApp para que nenhuma informação importante seja perdida!

6. Prepare-se antes da entrevista

Ao final das nossas dicas de processo seletivo, chegou o momento de saber como se preparar para a sua entrevista de emprego.

Sem dúvidas, o mais importante é transparecer confiança. Ainda que você esteja muito nervoso, o que é uma reação normal ao ser avaliado, saiba como demonstrar que a sua vontade de estar ali é maior.

Em um primeiro momento, ao chegar no local da entrevista, evite distrações de olhar para o seu celular o tempo todo. Demonstre que você sabe usar o smartphone de forma saudável.

Em segundo lugar, é ideal que você evite utilizar gírias ou expressões inadequadas para a situação. Afinal, esse ainda é um ambiente de trabalho e deve ser respeitado. Também tenha cuidado com a escolha das roupas, a depender da empresa um vestuário “X” pode ser inadequado.

Por fim, outra das dicas de processo seletivo é compreender o formato de entrevista do recrutador e usá-lo como um aliado.

Com as dicas de processo seletivo certas, você terá mais chances na contratação

Como você viu, nós listamos algumas das dicas de processo seletivo mais importantes para você ter atenção ao buscar uma nova vaga de emprego.

Mas também é importante que você saiba adaptá-las para empresas e cargos diferentes. Afinal, essa é uma estrutura geral que pode servir de base para te ajudar na preparação, independente da sua área de atuação ou nível de profissionalização.

Dessa forma, pensando na empresa alvo e nos seus objetivos, você consegue aumentar as suas chances de ser contratado!