X
X

Buscar

6 razões para viajar sozinho

Tenho 32 anos, e minha primeira experiência em viajar sozinha foi em junho deste ano. Eu já estava há muito tempo com vontade de estudar francês em um país francófono, e escolhi o Canadá para eu estudar francês, e o meu marido, inglês. Então começaram os impasses de datas, tempo de viagem e tudo mais. Então decidi: ou vou agora, ou vou acabar não indo. Vou sozinha! E eu fui! Foi uma experiência maravilhosa, totalmente diferente que quero compartilhar com vocês.

1 LIBERDADE
Podemos fazer o que realmente queremos! A qualquer hora, em qualquer lugar. Não é preciso negociações caso queira mudar o roteiro. Se você quer dormir mais, pode dormir mais. Se quer ficar mais um pouco nessa atração, você fica. Liberdade de definir o seu tempo, seu ritmo, suas vontades. É um momento totalmente egoísta e maravilhoso! Libertador.

2 ABSORVE MAIS A CULTURA
Por estarmos sozinhos e não conversando com o companheiro de viagem o tempo todo, ficamos mais perceptivos, concentrados, olhando tudo de outra maneira. Buscamos nos entrosar melhor no ambiente, conversar com os locais, observar mais antes de entrar, sentar, pedir o lanche. Você se adapta e absorve, vive melhor os costumes.

3 DEDICAÇÃO TOTAL A VOCÊ
O silêncio faz parte, e ele pode ser seu grande parceiro. Pode ser o momento de ouvir a si mesmo, sonhos, medos, vontades. Parar para respirar, contemplar, se conectar com a natureza. Se conectar com você. Os primeiros dias são mais difíceis, depois você aprende a gostar de cada dia mais do silêncio e da sua própria companhia. É com certeza enriquecedor.

4 SEM PREOCUPAÇÕES
É você com você mesmo, seus horários, suas vontades, sem explicações. Tendemos a ficar mais relaxados, sem pressão do trabalho, casa, dieta, do dia a dia, prestando mais atenção nos pequenos presentes que a vida nos dá e passam despercebidos. Todo lugar tem seus encantos, no quintal da sua casa tem. Porém, quando viajamos passamos a nos encantar mais com uma simples flor, um café bem forte na praça com um docinho depois do almoço, o cheiro da brisa do mar, o passarinho comendo restos de pão.

5 NOVAS AMIZADES
Eu sou uma pessoa mais reservada, optei por alugar um apartamento para mim, o que já dificulta criar novas amizades. No entanto, como eu estava na escola de francês, acabei fazendo amizades com os outros alunos. Confesso que foi na segunda semana que me soltei mais e que a viagem ficou mais divertida com as novas pessoas com que me conectei. Teve um dia que falei espanhol, inglês e francês, pensei que minha cabeça ia dar um nó. Era bem na época da Copa do Mundo, assisti e torci para os times dos meus novos amigos, e claro que fui usando a camiseta do Brasil. Sozinhos, estamos mais abertos para conversar e conhecer novas pessoas, novas conexões.

Algumas dicas de como criar amizades em viagens. Hospede-se em um hostel (quarto privado ou compartilhado); converse com os moradores locais; faça tours em grupo; sente-se em mesas compartilhadas em restaurantes; quando sair à noite, sente-se no bar, ótimo puxa-papo.

6 ENFRENTAR SEUS MEDOS
Aqui é a parte mais delicada, que muitas vezes achamos que não vamos conseguir,
e acaba sendo maravilhoso quando percebemos que sim, posso fazer isso sozinha! Enfrente, saia da sua zona de conforto, deixe suas inseguranças para trás. Muitas delas são bobagens, outras nem tanto, porém com certeza você irá conseguir administrar. Você vai rir, quando ver tudo o que conquistou, que você é capaz, sem picuinhas, sem drama. Com certeza sentirá orgulho de você. Você é muito mais do que pensa.

Dica: comece devagar se você ainda está com um pé atrás de tudo isso que falei, comece devagar para criar confiança. Comece indo sozinha ao cinema, tomar um café à tarde. Passear um dia pela sua cidade ou cidade vizinha. Faça algum curso com pessoas que você não conhece, como de gastronomia, mergulho, fotografia. Quer ir para fora do país, mais longe? Faça como eu, um curso de idiomas que tem um suporte se precisar, ou um outro curso de férias que você se interessa. Aos poucos vai ficando cada vez mais fácil.

Aproveito para dizer que minha escolha em ir para Montreal foi muito acertada para a primeira vez. Com certeza terão mais vezes, porque agora que aprendi, quero ir de novo! É uma cidade cosmopolita, super receptiva, e um ponto muito importante para quem viaja sozinho e é mulher: a segurança. Em nenhum momento senti medo de alguém ou de algo, muito pelo contrário, me surpreendi diversas vezes positivamente. Já sinto saudades.

Já viajou sozinho? Ainda não? Vá! Experimente, tenho certeza que será um super experiência! Depois me conta!