GALERIA – 8ª Festa da Integração de Guabiruba une gastronomia variada e ajuda a entidades sociais
Associações que atuam no município são as responsáveis por todos os pratos à venda na festa
Associações que atuam no município são as responsáveis por todos os pratos à venda na festa
Uma das principais atrações da 8ª Festa da Integração, de Guabiruba, é a gastronomia. Neste final de semana de festa, o público tem à disposição diversas opções, para todos os gostos e bolsos, e ainda tem a oportunidade de ajudar entidades sociais da cidade.
Cada prato à venda durante a festa, realizada no salão da igreja São Cristóvão, no bairro Aymoré, é responsabilidade de uma associação de Guabiruba, que aproveita a festa para arrecadar recursos para continuar o trabalho que realiza ao longo do ano na cidade.
O tradicional cachorro-quente de linguicinha, por exemplo, é produzido pela Associação de Futebol Educacional de Guabiruba (Afeg), que atende 160 crianças de 5 a 15 anos. O trabalho durante os dois dias da Festa da Integração é feito por integrantes da diretoria da associação e também pelos pais dos alunos.
Vânia Cesari conta que desde a primeira edição da festa a Afeg participa. Para este ano, a expectativa da associação é vender de 8 a 12 mil cachorros-quentes durante os dois dias do evento, sábado e domingo.
“Todo o recurso que arrecadamos na festa, é revertido para melhorias da nossa escolinha e também para ajudar a custear as viagens para os campeonatos”.
O trabalho da Afeg na Festa da Integração começou ainda na sexta-feira, com a organização e higienização dos ingredientes. Já neste sábado, 3, a equipe iniciou o trabalho às 5h da manhã, com a preparação do tradicional molho.
“Somos muito gratos por esta oportunidade e também a todas as pessoas que colaboram. Cada pessoa que compra o cachorro-quente ajuda a fazer a diferença na vida das nossas crianças”, ressalta Vânia.
O cachorro-quente tem custo de R$ 6 e é servido ao longo de toda a festa, neste sábado e domingo, 4.
Um dos pontos altos do primeiro dia de festa, neste sábado, foi a feijoada produzida pela Associação Hospitalar de Guabiruba.
Cerca de 20 voluntários se dedicaram na preparação de 360 litros de feijão, além dos acompanhamentos: arroz, repolho, laranja e farofa.
A feijoada é servida somente no sábado e todo o dinheiro arrecadado vai para a Associação Hospitalar da cidade, que realiza cerca de 20 mil atendimentos por ano.
“O hospital é custeado pela prefeitura. Somos uma entidade sem fins lucrativos e participamos de diversos eventos e ações para poder equilibrar o custo do hospital com o que recebemos de recursos”, destaca o vice-presidente da associação, José Carlos Rieg.
A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Guabiruba (Apae), é a responsável pelo churrasco e pelo galeto da festa.
Marcos Solano comanda a equipe que trabalha servindo um dos pratos mais procurados da festa. O churrasco e o galeto são servidos durante os dois dias de festa, tanto no almoço, quanto no jantar.
O churrasco é composto de um filé duplo mais os acompanhamentos: maionese, salada, arroz com linguiça, farofa e pão. O galeto também tem os mesmos acompanhamentos.
“É muito bom poder participar da festa e ainda ajudar a Apae a arrecadar recursos para manter suas atividades na cidade”.
Além do churrasco, a Apae também conta com a venda de churros e espetinho.
Outras entidades também fazem a gastronomia da 8ª Festa da Integração de Guabiruba. A Associação Artístico e Cultural São Pedro (AACSP) faz a venda de pastel de carne, frango, palmito e banana.
A Associação Cultural Italiana de Guabiruba faz a venda de massa: macarrão caseiro, nhoque e tortei.
A Associação Visite Guabiruba (Avigua) vende café, chocolate, bolacha, strudel e fondue. A Sociedade do Pelznickel faz a venda dos tradicionais sanduíches: maibaumbrot, dragonbrot, pelznickelbrot e também porções. Já a Associação de Ginástica Rítmica de Guabiruba é responsável pela venda de mini pizza.
A 8ª Festa da Integração segue até domingo, 4, com diversas atrações artísticas e culturais, além de feira de artesanato, exposição de animais, orquídeas e suculentas. O encerramento do evento que comemora o aniversário da cidade será com show gratuito da dupla Gian e Giovani.
Sábado, 3 de junho
16h – apresentação musical com banda Orvalium
18h30 – apresentações de danças folclóricas da AACSP
21h – apresentação musical com Léo e Fabiano
23h30 – apresentação musical com banda Champagne
Domingo, 4 de junho
8h – missa na comunidade São Cristóvão
8h30 – largada Moto Clube Dragões da Trilha
9h – desfile tradicional dos colonos (saída em frente à prefeitura)
10h30 – abertura oficial do segundo dia da festa
11h – apresentação da Orquestra Municipal de Guabiruba
12h – apresentação dos alunos da capoeira da Fundação Cultural
12h30 – apresentação musical com banda das Lebenslied
13h – apresentação musical com banda Hipnose
16h – apresentação dos alunos de dança estilo livre da Fundação Cultural
16h30 – apresentação dos alunos de prática musical em conjunto da Fundação Cultural
17h – concurso da realeza
19h – show nacional com Gian e Giovani
Veja cenas exclusivas do especial que revela histórias nunca antes reveladas das igrejas de Guabiruba: