Nas páginas do Like desta semana, o “não-teen” Eduardo Loos fez sua estreia no nosso time, falando sobre o crowdfunding que está sendo realizado para tornar viável a produção de um documentário sobre videogames no Brasil. A data limite da “vaquinha” está chegando ao fim… então vamos ajudar a divulgar mais o projeto, trazendo o texto do Eduardo para cá!

1983-o-ano-dos-videogames-no-brasil-134571

Ajude a contar a história dos videogames no Brasil

A grande maioria dos leitores do Like nasceu em um mundo onde o Playstation já reinava absoluto como sinônimo de videogame. Alguma vez você já se perguntou como os jogos eletrônicos surgiram aqui no Brasil? Você sabe quais foram as empresas que participaram do início da indústria de videogames em terras brazucas? Quais foram os primeiros modelos lançados? Os nomes Telejogo, Atari 2600, Odyssey ou Intellivision soam familiares ou totalmente estranhos?

Provavelmente seu pai, irmão mais velho ou outro parente que esteja, pelo menos, na faixa dos 40 anos de idade possa lhe ajudar com algumas lembranças.

Ou então, para responder a todas essas perguntas e muitas outras, o paulistano Marcus Vinicius Garrett Chiado está produzindo um documentário com o título 1983: O Ano dos Videogames no Brasil.

Marcus, que é servidor público, editor da revista eletrônica Jogos80 e colecionador de computadores e videogames antigos. Já escreveu dois livros sobre o assunto: 1983 e 1984. O documentário será a versão dos livros para o vídeo, com entrevistas de personalidades da área, ex-diretores de empresas envolvidas, engenheiros, técnicos, colecionadores , além de material de arquivo de emissoras de TV e muitas fotos.

Como todo trabalho deste tipo, o custo de produção é alto, pois envolve filmagens, edição, narração, trilha sonora original, viagens para entrevistas, etc.

Marcus tem assessoria de jornalista de matérias de games (Carlos Bighetti), produtora especializada em conteúdos gamers para o site UOL (ZeroQuatroMídia), trilha sonora do músico André Forte (Pulselooper) e divulgação e apoio do site Kapoow!

Para levantar os recursos necessários para realizar o projeto, foi criada uma campanha de crowdfunding no site Kickante (o equivalente nacional do Kickstarter), onde você contribui e é recompensado conforme o valor doado. Você pode contribuir em várias categorias, com valor mínimo de R$ 10!

O pagamento pode ser feito através de cartão, boleto ou mesmo pelo Paypal. O prazo para lançamento do documentário é até março de 2016. No site da campanha, você encontra maiores informações e um vídeo teaser do projeto. Quer colaborar? Você tem exatos 15 dias: a campanha de crowdfunding termina no dia 25 de março.

Clique aqui para ir para o site da campanha.

 Eduardo Loos – colecionador de micros e videogames antigos