A importância de uma Estação Meteorológica
Brusque teve uma quarta-feira,17, com grandes variações nas condições do tempo. Enquanto que no período da manhã a estabilidade predominou, com a presença do sol e elevação nas temperaturas, picos máximos passando dos 28ºC, tudo mudou a tarde, quando um sistema de chuvas atingiu nossa região com muitos trovões acompanhado de vento e queda de 8ºC nos valores. Diante deste cenário de significativa alternância das condições climáticas, nada como um equipamento que seja capaz de registrar todos os acontecimentos que envolvem esta situação. É a função das minhas 3 estações que de forma ininterrupta, monitoram o nosso município, colhendo informações importantes que são salvas em meus arquivos.
Vejamos então, os números apresentados no dia de hoje em nossa cidade: Apesar de toda a instabilidade verificada no período vespertino, foram registrados baixos acumulados de precipitação, segue os valores: 4,3mm na minha estação Bairro Santa Luzia; 3,0mm no Bairro Centro e apenas 2,0mm/Bairro Rio Branco, período observado até as 17:00h. Já os ventos atingiram rajadas chegando aos 24,5 km/h. A umidade do ar oscilou picos ficando entre 50% e 100%. A seguir, trago os valores de temperaturas extremas com dados observados nos meus pontos de aferição, fixados nos referidos locais por mim descrito em anexo abaixo:
- 14,6ºC com 28,7ºC/Bairro Centro
- 13,7ºC com 28,3ºC/Bairro Rio Branco
- 12,2ºC com 27,4ºC/Bairro Santa Luzia.
Temperaturas hoje no Vale do Itajaí:
O tempo nesta quinta-feira em SC
Segundo dados extraídos junto a Meteorologista Laura Rodrigues, profissional da Epagri/Ciram, a quinta-feira,18, deverá ter chuva no decorrer do dia do Oeste ao Planalto. No Litoral, sol com nuvens e chuva nos períodos da tarde e noite. Risco de temporal isolado em SC, com intensas rajadas de vento e granizo.
Temperatura: em declínio.
Vento: fraco a moderado. De sudeste a nordeste do Oeste ao Planalto. De sul a leste no Litoral, com intensas rajadas.
Sistema: deslocamento rápido da alta pressão para o mar com áreas de baixa pressão (cavado) no Sul do Brasil.
Ainda segundo Laura, uma nova massa de ar frio deverá atingir nosso estado a partir do próximo domingo.
Laura Rodrigues – Meteorologista