A perna direita do Oscar
O Oscar de ontem fez uma declaração inequívoca: para os votantes, Hugo é filme para encher os olhos e O Artista é melhor… filme. Não que conte melhor sua história, já que não ganhou o prêmio de melhor roteiro. Essas premiações, para Meia-noite em Paris e Os Descendentes, funcionaram quase como menções honrosas.
Desconfio que o 3D de Hugo atraiu tanto a atenção que muita gente, acadêmicos e críticos incluídos, deixou de enxergar o filme em sua totalidade. Hugo tem tudo: é acessível, emocionante, faz com que a gente torça para os personagens, homenageia uma época e personagens reais… E tem um final feliz para todos. A gente sai do cinema com a esperança bombada, achando a vida mais bonita. Se não tivesse sido feito usando a tecnologia, será que teria sido analisado com mais clareza?
Prêmios à parte, a cerimônia do Oscar poderia ter sido mais
divertida se tivesse sido apresentada pela gangue de Missão Madrinha de Casamento. De repente este é o melhor legado do filme: ter reunido um elenco que arrasa nas premiações. O drinking game que levaram aos palcos (sempre que alguém fala Scorsese, todo mundo tem que beber uma dose) vai ser mais inesquecível do que boa parte dos indicados.
Se bem que, inesquecível mesmo, pelo menos durante os próximos dias, é a perna direita de Angelina Jolie. Algo aconteceu com essa mulher. Imagino que ela tenha se olhado longamente no espelho, já a bordo do seu Versace, até achar a pose perfeita. “Achei” – ela deve ter pensado.
“Minha perna mostra toda a extensão da fenda, equilibrada pelo braço esquerdo envolvendo a cintura. Um pouco mais de perna, assim. Pronto. Terei fotos magníficas publicadas em todo o mundo”.
A fé foi tanta que, não satisfeita em usar a pose perfeita sem parar no tapete vermelho, em versão solo ou ladeada por Brad Pitt, a atriz resolveu repetir a dose ao apresentar o prêmio de… melhor roteiro. Jim Rash, um dos roteiristas premiados por Os Descendentes, não resistiu e imitou acintosamente a pose perfeita. Criou o melhor momento da noite.
Já virou meme. A perna direita já tem um perfil no Twitter. A pose está ganhando versões criativas (Photoshop, uma arma perigosa!) e, imagino, logo vamos ter um efeito celular da Scarlett Johansson: todo mundo vai se fotografar imitando posição e o carão de Angelina Jolie. Ops, já temos. Demorou nem um “logo”. Tumblr com fotos imitando a pose da diva.
Até enjoar.