X
X

Buscar

Abastecimento de água em Brusque deve voltar ao normal no fim da tarde de quarta-feira

Bomba danificada pela chuva foi trocada e agora é preciso aguardar para encher o reservatório

A previsão do diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Brusque (Samae) é que até o fim da tarde desta quarta-feira, 16, o abastecimento de água no município seja restabelecido.

Na madrugada de terça-feira, 15, o sistema digital de telemetria da autarquia identificou uma pane generalizada no sistema de captação de água, no bairro Guarani.

O principal motivo para o problema, de acordo com Machado, foi a forte chuva que caiu na noite de segunda-feira, que ocasionou acúmulo de areia e danificou os equipamentos responsáveis por trazerem água bruta para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Central.

Segundo o diretor-presidente, assim que a autarquia ficou sabendo do problema, as equipes iniciaram o trabalho de manutenção dos equipamentos. Uma das principais ações emergenciais foi a troca das bombas que compõem o sistema de captação do Samae de Brusque no rio Itajaí-Mirim, além da limpeza da estrutura.

Ainda assim, várias regiões de Brusque registraram falta d’água, já que a captação ficou comprometida. Na tarde de terça-feira, Machado ressaltou que partes mais altas da cidade, que dependem da ETA Central, ficaram desabastecidas, como o loteamento Bruschal e algumas regiões do Jardim Maluche. Também foram afetadas partes dos bairros Centro I, Centro II, São Pedro, São Luiz, Santa Terezinha, Santa Rita, Primeiro de Maio, Azambuja, Guarani e Rio Branco.

Machado diz que, na tarde desta terça-feira, o reservatório da ETA Central estava com 20% de sua capacidade. Com a manutenção da bomba, a expectativa é que até a noite chegue a 50%. “Então já poderemos começar a distribuir água nas áreas mais afetadas. Até essa água da captação entrar no reservatório e ser tratada, acredito que só amanhã (quarta-feira) no final da tarde, a situação será normalizada”, diz.

O diretor-presidente diz ainda que todo o trabalho de manutenção foi realizado com equipamentos do Samae. Somente uma peça precisou ser confeccionada para poder encaixar o duto na bomba de captação. “A peça foi confeccionada e já fizemos a troca.”

Machado diz que, em breve, a autarquia realizará o desassoreamento do rio para evitar que novos problemas deste tipo aconteçam. “Como o nível do rio estava muito baixo, não era possível fazer o desassoreamento. Assim que possível vamos fazer essa limpeza para evitar mais problemas.”

Até que o abastecimento seja normalizado, o diretor-presidente do Samae alerta a população para economizar água. “Amanhã (quarta-feira) estará regularizado, o pessoal do Samae trabalhou a noite inteira para resolver o problema e é uma questão de tempo. Pedimos paciência para a população, pois imprevistos acontecem.”

Racionamento de água
O prefeito Jonas Paegle editou e assinou dois decretos na tarde desta terça-feira dois decretos relacionados com a falta de abastecimento de água no município. O documento 8296/2018 decreta situação de alerta contra os efeitos da estiagem no município de Brusque, caracterizada pelos baixos índices pluviométricos, afetando o abastecimento de água.

Já o de número 8297/2019 dispõe sobre a racionalização do uso da água, estabelecendo a intensificação da fiscalização do uso do recurso hídrico. Desta maneira, o Samae fica autorizado a estabelecer o racionamento no fornecimento de água potável à população.

“A população deverá utilizar a água apenas para fins domésticos e higiênicos, sendo vedado o uso para a lavagem de veículos, irrigação de gramados, reposição total de água das piscinas, além da lavagem de calçadas, muros, pátios, condomínios ou residências. Estamos verdadeiramente empenhados em resolver esta situação o mais rápido possível e, por isso, contamos com a compreensão e a paciência da população”, explica Paegle.