Abel Moda Vôlei estreia no Catarinense neste sábado; conheça o elenco
Atual vice-campeão estadual chega com elenco reformulado após a queda na Superliga
Atual vice-campeão estadual chega com elenco reformulado após a queda na Superliga
A Abel Moda Vôlei estreia no Campeonato Catarinense às 19h deste sábado, 1º, contra a Sul Americana, de Florianópolis, na Arena Brusque. Com um elenco jovem e reformulado, a equipe começa uma nova temporada, que tem como principal objetivo a permanência na Superliga B, sem perder de vista uma nova final estadual. Três jogadoras são remanescentes do plantel da Superliga A.
O orçamento é reduzido em relação ao da Superliga, o que impediu o técnico Maurício Thomas de negociar várias renovações do contrato. A valorização de várias atletas atraiu o interesse de clubes que disputam estaduais de mais visibilidade, como o Paulista. A ponteira Geovanna e a central Júlia Koehler foram contratadas pelo Bluvolei, que disputa a Superliga A em 2023-24.
As remanescentes são a ponteira Tainá Anschau, a líbero Gabriela Santin e a central Gláucia Ludescher. O elenco é jovem, com média de 22 anos.
“Estou desde 2021 aqui, desde a Superliga B. Vim com 17 anos, estou com 19, e nunca tinha passado por estas experiências tão incríveis que o voleibol me proporcionou, viajando para vários lugares, conhecendo gente nova, tendo mais experiência. Sou a mais nova do elenco de novo, a caçula. Vou continuar na Abel Moda Vôlei até quando Deus me permitir”, comenta Gláucia.
“Meu técnico é praticamente meu segundo pai, o Maurício Thomas. Tem sido uma experiência incrível viver com ele. Haverá novas oportunidades para eu continuar firme e forte no voleibol”, completa.
Das 14 jogadoras, a mais experiente é Sabrina Floriano. Aos 31 anos, a oposta já atuou por diversos clubes, principalmente de São Paulo. Boa parte dos reforços vem de equipes paulistas, como a central Leticya, que vai representar o Brasil na Universíada, as Olimpíadas Universitárias.
“A gente está sempre buscando jogadoras para o elenco. Vamos trabalhar com 14 ou 15 jogadoras. Só que temos uma grana muito inferior a de outros times, então estamos tendo dificuldades para trazer algumas jogadoras”, comenta Maurício Thomas.
As chegadas mais recentes são as da central Lenara e da ponteira guabirubense Fran Stédile. “A Fran joga na Turquia, vai fazer a pré-temporada dela aqui e volta para lá em agosto”, explica o treinador.
Na disputa do Catarinense estão as principais adversárias da Abel Moda: Chapecoense e Bluvolei, ambas no Grupo B. O Itajaí, atual campeão do Catarinense, dos Jogos Abertos e da Superliga C, encerrou as atividades no time adulto e não vai disputar o estadual.
Oito equipes são divididas em dois grupos e jogam turno e returno entre si em seus respectivos grupos. Ao final desta primeira fase, todas as equipes do Grupo A cruzam com todas as equipes do Grupo B para quartas de final: 1ºA x 4ºB, 2ºA x 3ºB, 3ºA x 2ºB, 4º A x 1º B. As quartas de final serão disputadas em jogos únicos na casa do time com melhor campanha.
Semifinais e finais serão disputadas em ida e volta, com a equipe de melhor campanha na primeira fase fazendo a decisão em casa. Em caso de uma vitória para cada lado, será realizado o chamado Golden Set para decidir o vencedor.
Abel Moda
Liderança/Sul Americana/Fucas (Florianópolis)
Mampituba/Radar/Unesc (Criciúma)
Pinhalense (Pinhalzinho)
Bluvolei (Blumenau)
Chapecoense/Unoesc (Chapecó)
ADV/Jaraguá (Jaraguá do Sul)
Napoli (Caçador)
01/07, 19h – Sul Americana (casa)
08/07, 19h – Pinhalense (casa)
15/07, 20h – Sul Americana (fora)
29/07, 19h – Pinhalense (fora)
03/08, 20h – Mampituba (fora)
26/08, 19h – Mampituba (casa)
Levantadora
21 anos
1,83m
Último clube: Vinhedo-SP
Levantadora
21 anos
1,80m
Último clube: Taubaté-SP
Oposta
31 anos
1,82m
Último clube: AGEE/São Carlos-SP
Ponteira
21 anos
1,80m
Último clube: Vinhedo-SP
Ponteira
20 anos
1,84m
Último clube: Mackenzie-SP
Ponteira
31 anos
1,82m
Último clube: Karşıyaka-TUR
Ponteira
22 anos
1,78m
Último clube: Vinhedo-SP
Ponteira
22 anos
1,86m
Último clube: Recife/Copergás/Uninassau-PE
Ponteira
21 anos
1,75m
Remanescente
Central
19 anos
1,81m
Remanescente
Central
21 anos
1,80m
Último clube: Bluvolei
Central
21 anos
1,86m
Último clube: Taubaté-SP
Central
25 anos
1,96m
Último clube: Energis 8 São Caetano-SP
Líbero
20 anos
1,75m
Remanescente
Veja cenas exclusivas do especial que revela histórias nunca antes reveladas das igrejas de Guabiruba: