X
X

Buscar

Abertura de mercado é conquistada pelas pequenas empresas, na 28ª SC Trade Show

Participantes do projeto “Minha Primeira SC Trade Show” conquistam bons resultados durante a rodada de negócios

Estar entre as maiores marcas na 28ª SC Trade Show se tornou possível para sete pequenas empresas de São João Batista e região. Em parceria com o Sebrae/SC, o Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb) realizou nesta edição o projeto “Minha Primeira SC Trade Show”.

A consultora do Sebrae/SC, Shirley Booz Sá, explica que a ideia do projeto foi trazer empresas que nunca puderam participar de uma feira antes, para que pudesse mostrar os produtos, mesmo em um espaço menor, mas com um custo-benefício interessante. “Eles ficaram em um local estratégico, na entrada da feira, pois assim, todos os clientes que entravam, necessariamente tinham que passar por ali. O projeto ainda permitia que eles decorassem seus espaços de acordo com seus produtos”, diz.

Miriany Farias

A marca batistense Karol Rochá participou do projeto e registrou bons resultados já nos dois primeiros dias do evento. “Logo no primeiro dia vendemos bem e as perspectivas até o fim do evento são muito boas”, comenta a expositora Caroline Costa Miguel, 25 anos.

Ela ressalta que a empresa produz, em média, até 500 pares ao dia. Por isso, estar na maior rodada de negócios do setor calçadista de Santa Catarina é uma oportunidade de desenvolvimento da marca. “Além de estarmos entre as maiores fabricantes, estamos sendo vistos pelas maiores redes de lojas de calçados do país”, lembra.

A Izolô Acessórios, de São João Batista, também foi uma contemplada com o projeto do Sebrae. Referência na produção de acessórios de couro, a marca ganhou destaque entre os expositores de calçados. “Nossos produtos são um complemento para os lojistas que agregam muito bem com os calçados comprados aqui”, explica a expositora Angela Maria Soares.

Durante o evento, os produtos foram bastante elogiados e se tornaram o desejo de pessoas de todo o país. “A designer Isolde Darosci vem acertando em cheio nos produtos, que vêm acompanhando as tendências da moda”, ressalta.

A empresa brusquense Baby Gut apresentou na feira as coleções infantis dos sapatos para recém-nascidos. Apesar de não ser totalmente o segmento da rodada, o expositor Mateus Francisco Maffezzoli afirma que foi possível abrir novos clientes para contatos pós-evento.

Miriany Farias

Moda Catarina
Além do projeto “Minha Primeira SC Trade Show”, o Sebrae possui outro projeto na rodada de negócios há alguns anos e que tem trazido um resultado muito bacana para os empresários. O Moda Catarina reúne oito empresas de médio porte, que dividem um estande coletivo.

A cada ano, novas empresas aderem ao projeto e outras que já participavam alguns anos, alavancam seus negócios e conseguem conquistar seus espaços individuais em novas edições.

Nesta edição, a recém-fundada empresa Stasy Calçados, de São João Batista, teve a oportunidade de fazer parte do projeto. A empresária Eliane Formento Jacintho conta que no fim do ano, ela e o marido decidiram encarar um novo desafio, e em fevereiro deram início ao tão sonhado projeto de abrir uma empresa. “Quando pensamos em dar mais esse passo, eu falei que precisávamos investir de cara na SC Trade Show, pois sei da importância da feira para as empresas”, diz.

No evento, Eliane que faz a parte comercial da Stasy, comemorou os resultados conquistados. “Já conhecia alguns clientes, pois participei de outras edições como funcionária. Mas agora consegui novos clientes e fiz outros contatos também com representantes comerciais, pois como empresa nova, ainda não tínhamos”.

Importadores presentes na feira
Outro importante projeto do Sincasjb em parceria com o Sebrae/SC para a rodada de negócios foi o de exportação. “Uma equipe selecionou alguns importadores do Peru, Paraguai e Equador, que compram de todos os tipos de empresas, desde as pequenas às grandes, para participarem. Além disso, outras marcas também convidaram outros importadores de outros países, como Paquistão, para estarem presentes”, conta a consultora Shirley.

Ela acrescenta que o Sebrae/SC durante todo o ano já vem preparando o polo para as exportações, e a vinda desses compradores é importante para as empresas. “Muitas empresas que participam do projeto Moda Catarina começaram a exportar os produtos após a participação nas rodadas de negócios”, informa.

Último dia para negociações
A 28ª SC Trade Show segue nesta sexta-feira, 26, até às 17h, no Infinity Blue Resort & Spa, em Balneário Camboriú. O evento é voltado para todos os lojistas e aberto às visitações do público geral. A entrada é gratuita.