Cerimônia de abertura dá largada oficial aos Jogos Comunitários de Brusque

Trinta comunidades e cerca de 4,5 mil atletas disputarão 21 modalidades em busca do Troféu Jornal Município Dia a Dia

Cerimônia de abertura dá largada oficial aos Jogos Comunitários de Brusque

Trinta comunidades e cerca de 4,5 mil atletas disputarão 21 modalidades em busca do Troféu Jornal Município Dia a Dia

A chama está acesa e a 23º edição dos Jogos Abertos Comunitários de Brusque (Jacobs) – Troféu Jornal Município Dia a Dia deu sua largada oficial. Um verdadeiro festival de modalidades inicia e movimenta diversos pontos da cidade, além de cerca de 4,5 mil pessoas.

Na cerimônia de abertura realizada na noite desta quinta-feira, 30, autoridades e membros da comunidade que participam da competição se reuniram no Sesi para celebrar o início da competição. Apresentações de dança, luta e o tão esperado acendimento do fogo simbólico aconteceram diante dos olhos atentos dos espectadores.

Chamou a atenção do prefeito José Luiz Cunha, o Bóca, a presença das mulheres na plateia e também nos jogos. “Nossas mulheres brusquenses são trabalhadoras, estão presentes nas indústrias, no comércio, mas também conseguem arranjar um espaço para prática do esporte. Elas nos orgulham”.

Em seu discurso durante a solenidade, o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Silvio Bertolini, ressaltou que o momento é de descontração. “É o momento de soltarmos a criança dentro de todos nós. Mais importante do que vencer, o grande objetivo dos jogos é participar”.

Além do prefeito e do superintendente, estiveram presentes o vice-prefeito Rolf Kaestner, o diretor do jornal Município Dia a Dia, Claudio Schlindwein, a diretora do Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan) Carolina Meireles; major Otávio Manoel Ferreira FIlho, da Polícia Militar; Emerson Schmidt, gerente da Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque (ADR); Tomaz Jacinto Rodrigues, 1º sargento do Tiro de Guerra; e o coordenador do curso de Educação Física da Unifebe, João Derli de Souza Santos.

As apresentações
Os presentes se encantaram mais uma vez com a trilha sonora executada pela Banda de Percussão Marcial Paquetá. Além da entrada das delegações, eles animaram o início da abertura e ainda foram responsáveis pela reprodução do Hino Nacional.

Como de praxe, as comunidades desfilaram, umas com poucos representantes e outras com uma delegação recheada de componentes. O mais importante é que todas as 30 comunidades participantes passaram pela quadra do Sesi. A última a desfilar foi a do São Pedro, hexacampeão e que neste ano luta para conquistar de fato o troféu transitório Jornal Município. O representante da comunidade, Roberto Bodenmuller, trouxe o troféu o palco e o entregou nas mãos de Bóca e de Claudio Schlindwein.

Na sequência, duas apresentações foram realizadas na quadra. Trazendo um tatame para o centro das atenções, a escola de Pa-Kua de Brusque demonstrou lutas e movimentos acrobáticos da modalidade, ainda desconhecida do grande público, arrancando aplausos.

As jovens atletas da Associação Brusquense de Ginástica Rítmica, que vêm obtendo destaque em competições regionais e estaduais da modalidade, colocaram muitos sorrisos nos rostos dos presentes. Utilizando de arcos, bolas ou mesmo com as mãos livres, elas fascinaram
os presentes.

Gabriel Sgrott foi o responsável pelo juramento dos atletas, repetido pelos competidores presentes, em que todos prometem lealdade e respeito mútuo. Ficou para o final o grande momento: o acendimento da pira dos Comunitários. Maurina Vargas, atleta de bocha da Sociedade Beneficente, se encarregou de apresentar a tocha aos presentes e, em seguida, sinalizar o início da mais importante competição municipal com o flamejar do fogo simbólico.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo