Abertura oficial dos Jogos Comunitários será realizada nesta sexta-feira, 29
Edição de 2018 dos jogos marca os 25 anos do evento esportivo
Edição de 2018 dos jogos marca os 25 anos do evento esportivo
Depois de muita expectativa, será dada a largada oficial dos Jogos Abertos Comunitários de Brusque/Troféu Havan. A cerimônia oficial da abertura ocorre a partir das 20h desta sexta-feira (29) na Praça de Alimentação do Pavilhão da Fenarreco.
Junto com o início da disputa, começa também mais uma etapa de congregação em torno do esporte. Competição mais democrática do município, os jogos são o evento mais esperado do ano pelo caráter de engajamento e participação comunitária.
São histórias que se mesclam em momentos de descontração em torno do esporte. “Os jogos têm todo esse caráter de promover a união de comunidades em torno do esporte”, ressalta o superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Brusque, Olavo Larangeira Telles.
A competição envolve cerca de 4 mil atletas, de 30 comunidades brusquenses. Uma disputa em que o ganhar ou perder passa a ser apenas um detalhe, em meio a histórias como a de Rute Mosimann Hoffmann, 82 anos, e Maria Helena Dalago, 70, que em 2017 se destacaram pelo espírito esportivo na modalidade de voleibol.
Quem também fez bonito foi Isolete Tarter, 57 anos. Há 25 ela participa dos jogos, ou seja, jamais deixou de participar de uma única edição. “Para mim, os Jogos Comunitários são o momento mais esperado do ano. É uma alegria enorme para gente, nessa idade, poder fazer alguma coisa. Geralmente, há muitas competições esportivas para jovens, estudantes, mas os jogos englobam todas as pessoas e idades, por isso sempre é um momento especial”, diz.
Isolete é atleta da canastra e representa o bairro Zantão. Em 2017, foi campeã da modalidade em que sempre atuou. O fato ainda foi comemorado em dobro por ser ao lado de uma pessoa que representa a nova geração da competição. “Joguei ao lado de minha neta (Alana Lombardi), que tem 19 anos. Já tenho vários troféus de campeão, e este ano vamos tentar o título de novo”, confia ela.
Além de jogar e estimular familiares, Isolete ainda é um exemplo por impulsionar outras pessoas a conhecerem o espírito esportivo da competição. “Este ano vamos levar mais duas amigas que participarão pela primeira vez, no general. Elas estão empolgadíssimas e muito felizes em poder disputar pela primeira vez”, ressalta.
Sobre a edição de 2018
A edição de 2018 dos jogos marca os 25 anos da primeira do evento que foi referência para criação de competições similares em várias outras cidades do estado. Até hoje, diversos atletas foram revelados pela competição, entre eles o ciclista Murilo Fischer, que chegou a representar o Brasil em cinco olimpíadas.
As primeiras disputas da edição deste ano foram realizados em 25 de junho, quando iniciou o futebol suíço. A competição será realizada até 14 de agosto, dez dias depois da comemoração de 158 anos do aniversário do município.