ABGR projeta participação em Pan-Americano de Ginástica Rítmica de olho no título
Quatro ginastas representam Brusque na competição, que ainda corre risco de ser adiada
Quatro ginastas representam Brusque na competição, que ainda corre risco de ser adiada
A Associação Brusquense de Ginástica Rítmica (ABGR) faz os preparativos finais para o Campeonato Pan-Americano da modalidade, e espera viajar para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, na terça-feira, 12. No entanto, em função das turbulências políticas no país andino com a reeleição do presidente Evo Morales, a organização do evento só definirá na sexta-feira, 8, se a competição será de fato realizada na cidade.
Conforme relata o técnico da ABGR, Thiago Coelho, há a opção de o Pan-Americano ser realizado de 4 a 8 de dezembro ainda em Santa Cruz de la Sierra ou, na pior das hipóteses, de 11 a 15 de dezembro na Guatemala, América Central. Na data mais distante, o time desistiria da competição, pois já tem compromisso com o festival da modalidade que será realizado na Arena Brusque.
A classificação para a competição se dá com o aval da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), que avalia as atletas que participam de competições nacionais. Coelho indicou uma ginasta na categoria Infantil (11-12 anos) e quatro na Juvenil (13-15), mas com a desistência de uma, o treinador irá tentar buscar o título com três garotas na Juvenil.
“Somam-se as notas das três atletas em quatro aparelhos, totalizando 12. Caso tivéssemos quatro participantes, poderíamos descartar quatro notas. Nesta situação, não podemos errar. A ABGR compete no individual geral, com soma das notas, e também na classificação final por aparelho”, explica.
A expectativa de Thiago Coelho é brigar por título. O Brasil é a principal potência pan-americana, com Estados Unidos e Canadá. Outras forças são Argentina e Chile. “Voltamos do campeonato brasileiro muito bem, com o quinto lugar por equipes. Quero vencer. Vamos disputar com outras três equipes brasileiras Clube Esperia (SP), Helena Sartori (ES) e a AGRDJ, de Joinville, com uma única representante no Juvenil. No Brasileiro, conseguimos classificação melhor do que todas.”
Na fase de captação de recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, a ABGR espera poder integrar a verba ao seu orçamento a partir de 2020. Com situação financeira menos desconfortável que em anos anteriores, o técnico também reconhece o empenho dos pais das ginastas que integram a associação. “O grupo de pais está bem engajado, com diversas iniciativas para arrecadar fundos. Nem sempre há tanta dedicação, depende muito do perfil de cada um.
A equipe tem agenda cheia em novembro, com os Jogos Abertos de Santa Catarina, o Pan-Americano, o Campeonato Brasileiro de Conjuntos e os Jogos Escolares Brasileiros.
Vitória Zen Barbi
Nascimento: 03/06/2008
Categoria: Infantil
Na ginástica rítmica desde: 2013
Aparelho preferido: corda
Competição mais importante: Olesc 2019
Nicole Caroline da Silva
Nascimento: 14/02/2006
Categoria: Juvenil
Na ginástica rítmica desde: 2011
Aparelho preferido: bola
Competição mais importante: Sul-Americano de Conjuntos 2008
Nicolly Crepas Domingos
Nascimento: 18/04/2006
Categoria: Juvenil
Na ginástica rítmica desde: 2012
Aparelho preferido: maças
Competição mais importante: Sul-Americano de Conjuntos 2018
Thayná Martins de Ramos
Nascimento: 14/11/2006
Categoria: Juvenil
Na ginástica rítmica desde: 2011
Aparelho preferido: corda
Competição mais importante: Sul-Americano de Conjuntos 2018