ABGR projeta participação em Pan-Americano de Ginástica Rítmica de olho no título

Quatro ginastas representam Brusque na competição, que ainda corre risco de ser adiada

ABGR projeta participação em Pan-Americano de Ginástica Rítmica de olho no título

Quatro ginastas representam Brusque na competição, que ainda corre risco de ser adiada

A Associação Brusquense de Ginástica Rítmica (ABGR) faz os preparativos finais para o Campeonato Pan-Americano da modalidade, e espera viajar para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, na terça-feira, 12. No entanto, em função das turbulências políticas no país andino com a reeleição do presidente Evo Morales, a organização do evento só definirá na sexta-feira, 8, se a competição será de fato realizada na cidade.

Conforme relata o técnico da ABGR, Thiago Coelho, há a opção de o Pan-Americano ser realizado de 4 a 8 de dezembro ainda em Santa Cruz de la Sierra ou, na pior das hipóteses, de 11 a 15 de dezembro na Guatemala, América Central. Na data mais distante, o time desistiria da competição, pois já tem compromisso com o festival da modalidade que será realizado na Arena Brusque.

A classificação para a competição se dá com o aval da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), que avalia as atletas que participam de competições nacionais. Coelho indicou uma ginasta na categoria Infantil (11-12 anos) e quatro na Juvenil (13-15), mas com a desistência de uma, o treinador irá tentar buscar o título com três garotas na Juvenil.

“Somam-se as notas das três atletas em quatro aparelhos, totalizando 12. Caso tivéssemos quatro participantes, poderíamos descartar quatro notas. Nesta situação, não podemos errar. A ABGR compete no individual geral, com soma das notas, e também na classificação final por aparelho”, explica.

A expectativa de Thiago Coelho é brigar por título. O Brasil é a principal potência pan-americana, com Estados Unidos e Canadá. Outras forças são Argentina e Chile. “Voltamos do campeonato brasileiro muito bem, com o quinto lugar por equipes. Quero vencer. Vamos disputar com outras três equipes brasileiras Clube Esperia (SP), Helena Sartori (ES) e a AGRDJ, de Joinville, com uma única representante no Juvenil. No Brasileiro, conseguimos classificação melhor do que todas.”

Na fase de captação de recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, a ABGR espera poder integrar a verba ao seu orçamento a partir de 2020. Com situação financeira menos desconfortável que em anos anteriores, o técnico também reconhece o empenho dos pais das ginastas que integram a associação. “O grupo de pais está bem engajado, com diversas iniciativas para arrecadar fundos. Nem sempre há tanta dedicação, depende muito do perfil de cada um.

A equipe tem agenda cheia em novembro, com os Jogos Abertos de Santa Catarina, o Pan-Americano, o Campeonato Brasileiro de Conjuntos e os Jogos Escolares Brasileiros.

As ginastas

Vitória Zen Barbi
Nascimento: 03/06/2008
Categoria: Infantil
Na ginástica rítmica desde: 2013
Aparelho preferido: corda
Competição mais importante: Olesc 2019

Juvenil

Nicole Caroline da Silva
Nascimento: 14/02/2006
Categoria: Juvenil
Na ginástica rítmica desde: 2011
Aparelho preferido: bola
Competição mais importante: Sul-Americano de Conjuntos 2008

Nicolly Crepas Domingos
Nascimento: 18/04/2006
Categoria: Juvenil
Na ginástica rítmica desde: 2012
Aparelho preferido: maças
Competição mais importante: Sul-Americano de Conjuntos 2018

Thayná Martins de Ramos
Nascimento: 14/11/2006
Categoria: Juvenil
Na ginástica rítmica desde: 2011
Aparelho preferido: corda
Competição mais importante: Sul-Americano de Conjuntos 2018

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo