Academia da Saúde atende mais de 400 pessoas em 2022 em Brusque
Objetivo do programa é melhorar saúde da população
O projeto Academia da Saúde, realizado pela Prefeitura de Brusque, é realizado em cinco bairros e atende em 2022 aproximadamente 300 adultos e idosos e 120 crianças e adolescentes em Brusque. Desses grupos, os idosos são os mais ativos.
O programa propõe diversas atividades para comunidade, dentre elas, a prática de atividade física com o propósito de contribuir para a promoção da saúde, atuando na prevenção de doenças crônicas.
As ações promovidas são complementares à assistência realizada pelas Unidades Básicas de Saúde, nos bairros Santa Terezinha, Steffen, Jardim Maluche, Dom Joaquim e Paquetá, com programação semanal de atividades.
Realização
Nesta ano, as aulas foram realizadas para jovens, adultos e idosos dos grupos de pilates, treinamento funcional, caminhada, corrida, exercícios de fortalecimento para a coluna, exercícios para fortalecimento muscular, aeróbicos e de alongamento para idosos.
Já para crianças e adolescentes são realizadas atividades de iniciação esportiva ao futebol e iniciação esportiva ao voleibol. Outros projetos acontecem paralelamente, conforme as características de cada bairro.
Importância
Responsável pelo Programa Academia da Saúde, Jaqueline Marcos dos Santos, que também é educadora física, diz que as ações desenvolvidas não se restringem às práticas de atividades físicas, já que o programa é bastante amplo envolvendo atividades de educação em saúde, práticas integrativas e complementares, atividades esportivas, artísticas e culturais.
“Estas atividades reúnem os participantes para um momento de socialização e reflexão crítica sobre assuntos importantes que influenciam a saúde e a vida das pessoas em suas comunidades, de maneira descontraída. Por exemplo, o “Café com Debate” é um grande encontro mensal que reúne os participantes para debaterem sobre um tema de saúde importante, além de se divertirem jogando bingo e desfrutando de um delicioso café”, conta Jaqueline.
Questionada sobre os benefícios, a educadora alega que eles são voltados para a saúde física e mental. No entanto, o maior benefício dessas atividades é o fomento de agentes responsáveis pela promoção de sua própria saúde.
Atendimento
As informações sobre os dias, horários e local das atividades podem ser solicitadas nas Unidades Básicas de Saúde, na rede social e no WhatsApp do programa: (47) 98434-0354. As atividades são gratuitas e com vagas limitadas.
Vale lembrar que as atividades do programa estão em recesso no mês de dezembro, com retorno já no início do ano de 2023.