Acadêmicos da Unifebe reformam espaço de convivência da Apae de Brusque

Atividade aconteceu por meio do projeto Executa, que prevê a execução e prática de obras feitas pelo curso

Acadêmicos da Unifebe reformam espaço de convivência da Apae de Brusque

Atividade aconteceu por meio do projeto Executa, que prevê a execução e prática de obras feitas pelo curso

Os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Unifebe realizaram uma série de melhorias nos espaços de convivência da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque. Os alunos foram orientados pelos professores da graduação, por meio do projeto Executa, que prevê a execução e prática de obras.

Os estudantes fizeram hortas hidropônicas para o plantio de hortaliças, uma casa de ferramentas, providenciaram a cobertura da horta e construíram bancos de concreto e vasos para o plantio de ervas medicinais, que foram pintados imitando madeira.

Projeto Executa 

Colocar a mão na massa é o perfil do Executa. O projeto criado pelo curso, instiga os estudantes a transformarem ideias em realidade.

O professor e coordenador do curso, Marcelius Oliveira de Aguiar, diz que os estudantes experimentaram o sentimento de ver a conclusão de algo que foi projetado com muito carinho e amor.

“Nesta edição, em especial, eles desenvolveram habilidades sensoriais e perceberam ainda mais a importância de construir algo, pensando em quem vai utilizar aquele espaço. Para isso, cada detalhe foi estudado, projetado e feito com muito cuidado”, salienta.

Pré-montagem

Antes de iniciar a execução da obra, os acadêmicos participaram de uma oficina prática para a construção dos bancos em concreto, com o professor de artes da Apae, Vavá Yonomata.

A pré-montagem dos utensílios foi feita na Unifebe, com o apoio dos professores Marcelius, Anderson Buss e da professora Vivian Siffert Wildner, e finalizada diretamente na Apae. Durante todas as etapas, a instituição contou com o suporte e orientação dos profissionais da Apae. 

Desde o início do projeto, a acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, Giovanna Nunes Oberg, percebeu que ser uma futura arquiteta é ir além do projetar.

“Uma coisa é fazer um projeto no software, pensar nos materiais, nas quantidades, mas a realidade de uma obra, muitas vezes, é bem diferente. Com certeza esse intercâmbio de conhecimentos agregou e muito para chegarmos ao resultado final. Saber que participei de um projeto como este e que, com o meu trabalho, de certa forma mudei a realidade daquelas pessoas, é indescritível”, complementa Giovanna. 

Parceria com a Apae 

A parceria entre a Unifebe e a Apae iniciou em 2021, quando os estudantes desenvolveram projetos para melhorias na entidade, de acordo com as necessidades apontadas pela Apae.

Leia também:
– VÍDEO – Mulher finge ser funcionária de lotérica e aplica golpe em idosa no Santa Terezinha, em Brusque
– Idosa atende ligação de falso sequestro e cai em golpe de R$ 25 mil em Brusque
– Família cria vaquinha para ajudar mãe que deu à luz a trigêmeos em Brusque
– Empresa de Joinville anuncia investimento de mais de R$ 1 milhão e nova sede
– Buscando a sorte: lotéricas de Blumenau registram aumento nas apostas após últimos prêmios pagos

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo