X
X

Buscar

Acadêmicos da Unifebe representam a instituição em fórum parlamentar das defesas universitárias comunitárias de Santa Catarina

Mobilização foi realizada na quarta-feira, 29, na Assembleia Legislativa do Estado

Os mais de 80 acadêmicos do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) se uniram com mais de 1,5 mil estudantes para representar as instituições de ensino no lançamento do Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias de Santa Catarina na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) na quarta-feira, 29.

O evento foi acompanhado pela reitora da instituição, Rosemari Glatz. A mobilização “Somos Acafe” foi organizada pelos próprios acadêmicos, representantes dos diretórios estudantis e pelas instituições.

O objetivo do Fórum, coordenado pelo deputado estadual, Napoleão Bernardes, e de outros 25 parlamentares signatários, é apoiar o fortalecimento das universidades sem fins lucrativos, e ampliar a divulgação dos serviços prestados pelas 14 instituições de ensino do Sistema Acafe.

“Quantos milhares de catarinenses são atendidos todos os anos, quantas comunidades têm seu desenvolvimento regional graças a essas instituições. Portanto, nosso objetivo com o fórum é o de permitir que cada vez mais possamos avançar e que as pessoas possam manter o sonho e o direito de cursarem uma faculdade e contribuírem com o desenvolvimento das suas comunidades”, evidenciou Napoleão em sua fala de abertura do Fórum.

Diretório Central dos Estudantes

A presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Unifebe e acadêmica do curso de Medicina, Geovana Biscaia, representou a Instituição em uma visita realizada pelos DCEs da Acafe, na terça-feira, 28, aos gabinetes da Alesc.

Divulgação

Ela que instigou os demais estudantes a participarem da mobilização no lançamento do Fórum, enfatizou o papel da Unifebe em Brusque e região.

“São 50 anos de comprometimento com o desenvolvimento da nossa região. Como acadêmica da área da saúde, vejo a diferença que a participação de uma universidade comunitária tem na vida e nos serviços ofertados à população, por meio dos projetos de extensão e de todos os convênios com prefeituras e entidades. Hoje, nosso movimento estudantil faz história ao lutar pelas [universidades] comunitárias e pela defesa dos recursos públicos reinvestidos na sociedade”, enfatizou Geovana.

Programa Faculdade Gratuita

Um dos temas debatidos no lançamento foi o Programa Faculdade Gratuita, uma das principais bandeiras de campanha do governador Jorginho Melo.

O Fórum, lançado na Alesc, irá percorrer, inicialmente, 12 cidades de todas as regiões do estado. A reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz, relembra que a instituição nasceu de uma demanda da própria sociedade e, desde sua criação, contribui para o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental do estado de Santa Catarina.

Divulgação

“Por ser comunitária a Unifebe não tem um dono. Todos os recursos que são aplicados aqui são reinvestidos em melhorias para os nossos estudantes. Esses valores retornam para a comunidade em forma de serviços ofertados gratuitamente na Clínica Escola de Psicologia, no Núcleo de Prática Jurídica, no Núcleo de Atendimento Contábil e em tantas outras ações de extensão. É nesse sentido que a Unifebe é nossa, é daqui. Ela é comunitária e para a comunidade”, enalteceu a reitora.

Participação de deputados

Com forte representatividade, o ato contou com a participação de 21 deputados que fizeram o uso da palavra e reforçaram o importante papel da Acafe no desenvolvimento de Santa Catarina.

Participaram do lançamento do fórum os deputados Marcos da Rosa (União), Antídio Lunelli (MDB), Lucas Neves (Podemos), Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Neodi Saretta (PT), Maurício Peixer (PL), Emerson Stein (MDB), Padre Pedro Baldissera (PT), Oscar Gutz (PL), Tiago Zilli (MDB), Maurício Eskudlark (PL), Fernando Krelling (MDB) e Jair Miotto (União); o vereador de Joinville, Lucas Souza (PDT); o representante do Conselho dos Diretórios Centrais do Sistema Acafe, Jean Carlos Ribeiro; e o presidente do Conselho dos Estudantes da Acafe, Andrei Albino.

Leia também:

1. Proprietária de loja é presa por comercializar produtos vencidos no Vale do Itajaí
2. Fabricante de avião de empresa de Blumenau que caiu já assumiu problemas no motor do mesmo modelo
3. MP-SC arquiva inquérito que investigava conduta irregular de policiais militares em Brusque
4. Mulher que sequestrou ex-marido por ciúmes em Santa Catarina tem pena mantida
5. VÍDEO – Câmeras flagram furto de bicicleta em condomínio residencial no Centro de Brusque


– Assista agora:
Keli Rosa: conheça a professora que dá aulas há quase 30 anos na educação infantil de Brusque