Acadêmicos da Unifebe revitalizam espaços em escolas de Brusque
Equipe vencedora do projeto Executa, em parceria com a prefeitura foi premiada nesta semana
Equipe vencedora do projeto Executa, em parceria com a prefeitura foi premiada nesta semana
O projeto Executa, competição interdisciplinar do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifebe, promoveu neste semestre melhorias em cinco Centros de Educação Infantil (CEI) de Brusque.
Durante duas semanas, os acadêmicos divididos em cinco grupos desenvolveram o projeto, sendo que por meio de votação popular no Facebook da Unifebe o trabalho do Grupo C foi eleito como o melhor. A premiação da equipe vencedora foi realizada na noite da quinta-feira, 30, no auditório do Bloco C da instituição.
A equipe vencedora realizou a revitalização no CEI Emília Floriani de Oliveira. Para a acadêmica da 8ª fase, Gabrielle do Prado, o resultado lhe deixou muito feliz. Ela conta que no início o grupo teve algumas dificuldades, mas que a partir do momento que começou a executar o projeto, a atividade ficou mais fácil e prazerosa.
“Foi uma experiência maravilhosa, principalmente por realizar um projeto para as crianças. Vê-las brincando em algo construído por nós teve um valor especial”, relata.
O coordenador de Arquitetura e Urbanismo, Marcelius Oliveira de Aguiar, destaca que o Executa foi muito gratificante. Segundo ele, é o momento em que a Unifebe devolve para a comunidade o conhecimento produzido na instituição.
“É um projeto que transcende a sala de aula. É fantástico, e certamente não chegaríamos ao resultado conquistado se não fosse o empenho e dedicação dos alunos”, ressalta.
A secretária de Educação de Brusque, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, enfatiza que a parceria entre o poder público municipal e a Unifebe traz resultados para a sociedade. Ela evidencia que para os CEIs foi a oportunidade de repaginar os seus espaços e deixar o local mais bonito para as crianças, profissionais e pais.
“O que levamos desta experiência é o desejo que ela se repita, foi bastante produtivo. Juntos somos mais fortes, pois unindo a expertise e know-how das diversas entidades promovemos melhorias de qualidade para a educação”, observa.
O projeto
O Executa consiste em um workshop com duas semanas de duração, onde todos os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo, de 1ª a 10ª fase, se dividem em equipes para competir em um exercício de arquitetura, com finalidade social e prática.
Neste semestre os alunos desenvolveram projetos em escolas. O objetivo era que criassem propostas para um ambiente interno (refeitório) com uso de pintura em paredes e melhorias para um ambiente externo (parquinho) com uso de materiais diversos. Os materiais e equipamentos básicos para a execução das atividades foram fornecidos pela Prefeitura de Brusque.
O curso de Design Gráfico da Unifebe colaborou com o Executa, produzindo os vídeos dos projetos. Os trabalhos foram escolhidos pela comunidade por meio de votação na página do Facebook da Instituição.
Classificação das equipes
1º lugar: Grupo C – 2.018
2º lugar: Grupo E – 1.931
3º lugar: Grupo B -1.740
4º lugar: Grupo D -502
5º lugar: Grupo A – 439
Escolas participantes do Executa
Centro de Educação Infantil Hilda Anna Eccel
Centro de Educação Infantil Hilda Anna Eccel II
Centro de Educação Infantil Adelina Zen
Centro de Educação Infantil Emília Floriani de Oliveira
Centro de Educação Infantil Tia Denise Machado Roza