Acadêmicos de Engenharia de Produção da Unifebe apresentam soluções para demanda de empresa da região
Projetos estão sendo desenvolvidos por meio do Conecta Engenharia de Produção
A Conecta Engenharia de Produção, atividade de Curricularização da Extensão da Unifebe, apresenta soluções para as demandas da empresa IW8, de Brusque. A instituição é especializada em projetos, fabricação e vendas de máquinas, equipamentos, dispositivos e estruturas metálicas em geral.
O orientador do projeto e professor do curso, Julio Cesar Frantz, explica que o Conecta Engenharia surgiu com a premissa de desafiar os estudantes por meio de situações apresentadas por uma empresa real.
“Nosso intuito é estreitar o relacionamento entre a universidade e a indústria, possibilitando que o nosso acadêmico vivencie o futuro profissional. Nesse sentido, o curso está à disposição para firmar parceria com outras empresas”, destaca.
Visita técnica
Para conhecer melhor sobre o case, os estudantes participaram de uma visita técnica e baseado nas demandas relatadas, desenvolveram uma série de propostas.
Ao longo da criação da solução, os grupos tiveram mentorias com egressos do curso, bate-papos sobre validação do problema, elaboração de solução e apresentação do pitch.
As ideias foram apresentadas em formato de um pitch para uma banca avaliadora, composta por um representante da empresa e dois professores.
IW8
A equipe Inova IW, do acadêmico da 5ª fase, Samuel Pereira Mafra, propôs melhorias para o sistema produtivo da IW8.
“Após a visita técnica na empresa, debatemos sobre todos os pontos e situações que observamos. Começamos então a aplicar as ferramentas de gestão, como 5W2H e PDCA e pesquisa em artigos. Concluímos que a nossa proposta para empresa seria de aplicarmos nos fornos de rotomoldagem sensores de temperatura, para que o tempo de produção pudesse ser mais produtivo, melhorando os custos da empresa. Vejo que o Conecta é uma oportunidade de aplicarmos aquilo que aprendemos em aula, de transformar a teoria em realidade”, afirma.
Próxima etapa
Agora, a próxima etapa do desafio prevê que os estudantes desenvolvam um projeto para aplicação real das propostas.
“Por meio do Conecta, o mercado de trabalho conhecerá um pouco mais do potencial dos nossos alunos. Ele será uma oportunidade de networking com profissionais da área e até de futuros estágios. Com certeza cases de sucesso serão resultado desse projeto de Extensão”, enfatiza o coordenador do curso de Engenharia de Produção, professor Wallace Nóbrega Lopo.
Além das tarefas do Conecta, os estudantes serão instigados a resolver uma série de atividades em formato de gincana. As equipes vencedoras receberão um curso de 40 horas do software Solidworks, ministrado pela empresa SKA.
Leia também:
1. Jovem de 22 anos que ficou preso em máquina de tear morre no hospital após dias internado, em Brusque
2. “Dia muito emocionante”: blumenauense comemora última sessão de quimioterapia com buzinaço
3. MP-SC abre investigação para apurar falta de estrutura da Fundema para fiscalização em Brusque
4. Alunos são hospitalizados após usarem medicamento controlado em escola de São Francisco do Sul
5. VÍDEO – Grupo que furtou farmácia em Brusque é detido pela PM do Norte de SC
– Assista agora:
Keli Rosa: conheça a professora que dá aulas há quase 30 anos na educação infantil de Brusque