Ação de conscientização sobre a dengue movimenta Escola Nova Brasília
Estudantes passaram por formação e serão agentes mirins de combate a doença
A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou mais uma atividade de conscientização e prevenção, desta vez com alunos do quinto ano da Escola de Ensino Fundamental (EEF) Nova Brasília. Com essa formação, eles serão considerados agentes mirins de combate à dengue. A ação também contou com o apoio dos articuladores do Programa Saúde na Escola, promovido pelo postinho do bairro.
Durante quatro aulas, os alunos receberam informações, sempre com o foco na prevenção e cuidados em relação ao mosquito transmissor. Segundo a professora Ana Regina Scrotto Dalsochio, o fato do Nova Brasília ser um dos bairros com maior incidência de focos do Aedes Aegypti em toda a cidade motivou ainda mais a realização. “Nossa intenção foi formar agentes multiplicadores, para que os alunos possam, a partir de agora, levar essas informações para suas famílias e vizinhos”, comenta.
A coordenadora do Programa de Combate a Endemias, Letícia Figueiredo, diz que a formação dos agentes mirins de combate a dengue fortalece as ações de enfrentamento do mosquito, pois, a partir de agora, os estudantes passam a ter uma responsabilidade com o bairro em que vivem. “A experiência de levar esses agentes mirins nas casas e identificar os criadouros de larvas, coloca em prática o conhecimento em identificar e eliminar situações onde há água parada”.
João Vitor Maçaneiro Felizardo, de 11 anos, foi um dos alunos que passaram por essa formação. Após receber as orientações em sala de aula, foi a campo junto com os colegas de turma para identificar locais com larvas. “A professora nos ensinou a se prevenir e como encontrar focos do mosquito. Quero ajudar a comunidade, o meu bairro e a nossa cidade no combate a dengue. Infelizmente, muitas pessoas não sabem do perigo dessa doença”, frisa o estudante.
Desde o início do ano, já foram encontrados 25 focos do mosquito Aedes Aegypti no bairro Nova Brasília, estando na quinta colocação entre os bairros com maiores índices de infestação. O primeiro é o Santa Rita (77), seguido por Santa Terezinha (64), Centro I (56) e Centro II (28).